Vídeo de pessoas andando em trilha na Indonésia não mostra o mesmo local percorrido por Juliana Marins

  • Publicado em 1 de julho de 2025 às 22:57
  • Atualizado em 1 de julho de 2025 às 23:26
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Com a repercussão da morte da brasileira Juliana Marins — após cair durante uma trilha em um vulcão na Indonésia —, uma gravação do percurso supostamente realizado pela jovem acumulou mais de 440 mil interações nas redes sociais desde 25 de junho de 2025. No vídeo, pessoas atravessam um caminho estreito e íngreme, em meio à neblina. Mas os locais são diferentes: a publicitária faleceu nos arredores do Monte Rinjani, enquanto a sequência viral mostra uma trilha no Monte Raung. Os dois vulcões ficam em ilhas diferentes no país, separados por mais de 260 quilômetros.

“Confira: um novo vídeo expõe os perigos e a má estrutura da trilha onde a brasileira Juliana sofreu uma queda fatal na Indonésia”, diz um dos conteúdos que circulam no Instagram, no Facebook, no X, no Kwai e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 1º de julho de 2025 de uma publicação no Instagram (.)

Juliana Marins era uma jovem brasileira que fazia uma viagem de turismo na Indonésia, onde desapareceu após cair na encosta do vulcão Monte Rinjani, na ilha Lombok. Diversas tentativas de resgatá-la não foram bem sucedidas devido ao clima e ao terreno do local. Seu corpo foi localizado em 24 de junho pelas autoridades.

Já o conteúdo viral mostra algumas pessoas passando por um caminho estreito, no que parece ser, também, uma trilha em um vulcão. É possível perceber que o terreno é íngreme em ambos os lados, e não há locais de apoio. Em determinado momento da gravação, uma das pessoas se desequilibra, porém consegue se estabilizar novamente.

Esse vídeo, contudo, não foi gravado no Monte Rinjani, onde Juliana Marins faleceu.

Uma busca reversa pelas imagens da gravação levou ao mesmo conteúdo publicado em 27 de abril de 2025 no Instagram. Na legenda, o usuário afirmou que o registro foi feito no “Gunung Raung” (Monte Raung, em tradução livre do indonésio para o português) e creditou o vídeo ao usuário “saputraaziii”.

Uma pesquisa no Google por esse nome de usuário localizou um perfil no TikTok com o mesmo nome, que publicou o vídeo em 30 de janeiro de 2025. O usuário também marcou a localização do vídeo em questão como “Gunung Raung”.

Os vulcões Rinjani e Raung ficam localizados em ilhas diferentes da Indonésia, com mais de 260 quilômetros de distância entre si:

Image
Captura de tela feita em 1º de julho de 2025 a partir do Google Maps (.)

Além disso, o caminho visto no vídeo viral é condizente com fotos publicadas no Google Maps que mostram a trilha do Monte Raung:

Image
Captura de tela feita em 1º de julho de 2025 de fotos publicadas no Google Maps (.)

Este conteúdo também foi verificado por Fato ou Fake.

Referências

Troca "turistas" por "pessoas" no título
1 de julho de 2025 Troca "turistas" por "pessoas" no título

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco