Governo Lula não afirmou que beneficiários do Bolsa Família são “vagabundos” em publicação nas redes

  • Publicado em 2 de julho de 2025 às 20:52
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após o governo federal fazer uma publicação sobre o Bolsa Família em sua conta oficial no Instagram, mensagens compartilhadas mais de 4 mil vezes nas redes sociais desde 30 de junho alegam que o governo chamou os beneficiários do programa de vagabundos. Mas, na verdade, a postagem do governo rebate a alegação de que o benefício é usado para “sustentar vagabundo”, trazendo dados sobre os beneficiários.

O perfil oficial do Governo Lula postou que o Bolsa familia é pra sustentar vagabundo”, diz a legenda de uma publicação no X, no Facebook e no Threads. As publicações trazem uma captura de tela de uma imagem publicada pelo governo federal no Instagram, onde é possível ler, entre aspas, “‘BOLSA FAMÍLIA é pra sustentar vagabundo’”.

“Isso aqui é um verdadeiro deboche. Pior, isso aqui pra mim é uma humilhação”, opina um usuário em um vídeo no TikTok sobre a mesma postagem.

Image
Captura de tela feita em 1º de julho de 2025 de uma publicação feita no X (.)

Entretanto, a mensagem da publicação foi deturpada.

A postagem em questão foi feita no último dia 20 de junho no Instagram do governo federal e replica o conteúdo criado pelo influenciador Presley Vasconcellos. O objetivo da publicação, na verdade, é rebater a alegação de que beneficiários do Bolsa Família são “vagabundos”.

A publicação afirma que o valor investido pelo programa gera retorno para a economia e critica a isenção de imposto para grandes empresas.

Bolsa Família é essencial para o Brasil: ele garante o sustento de milhões de famílias, ajuda a combater a fome e movimenta a economia local. É mais do que um auxílio — é uma política que promove dignidade e desenvolvimento social”, diz a legenda da postagem do governo.

Os textos presentes nas imagens seguintes do carrossel de fotos publicado pelo governo, omitidas pelas publicações virais, também deixam claro o sentido da publicação:

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco