Vídeo gerado por IA circula nas redes após Macron ser empurrado por primeira-dama em momento viral
- Publicado em 30 de maio de 2025 às 17:34
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“Macron apanhando de outro ângulo”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Threads, no X, no Telegram e no Kwai.
As mensagens circulam após a viralização de imagens que captaram a primeira-dama francesa, Brigitte, empurrando o rosto do presidente Macron momentos antes de o casal desembarcar na capital do Vietnã, Hanói, em 25 de maio de 2025.
Em 26 de maio, Macron declarou à imprensa que não houve uma “briga” com sua esposa, atribuindo o momento a uma “brincadeira”, e acusou campanhas de desinformação de tirarem o ocorrido de contexto.
Na sequência viralizada, o presidente e sua esposa aparecem descendo os degraus de saída de uma aeronave quando, subitamente, Brigitte parece empurrar Macron escada abaixo.
No X, diferentes usuários questionaram a veracidade do conteúdo ao Grok, ferramenta de inteligência artificial vinculada à plataforma. Em resposta, o chatbot afirmou que o vídeo seria “verídico”, em um texto posteriormente replicado em publicações em outras redes sociais.
Contudo, o conteúdo foi manipulado por IA.
Vídeo gerado por IA
Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “BFM2” — inscrição vista no canto superior esquerdo do conteúdo viral — e “Macron no Vietnã”, em francês, conduziu a um vídeo publicado em 25 de maio de 2025 pelo canal de notícias francês BFMTV.
Sob o título de “Hanoi: a chegada do presidente Emmanuel Macron para sua visita ao Vietnã”, a filmagem mostra Macron e Brigitte saindo de um avião e descendo a escada de embarque em direção a um grupo de pessoas esperando para recepcioná-los.
Em nenhum momento da gravação vê-se uma agressão entre o presidente e a primeira-dama.
Uma filmagem feita pela AFP durante o desembarque de 25 de maio também comprova que Macron não foi empurrado por Brigitte enquanto os dois desciam da aeronave.
O conteúdo viral também apresenta algumas inconsistências gráficas que indicam o uso de inteligência artificial para a manipulação das imagens, como mudanças bruscas e o apagamento das feições de Macron e da primeira-dama. Também nota-se o surgimento de uma mulher de cabelo preto e terno cinza atrás da escada de embarque — espaço onde fica localizada a asa da aeronave e, portanto, não é possível caminhar.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação que utilizam inteligência artificial para manipular gravações de lideranças políticas.
Referência
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
