
Tempestade de areia em março de 2025 foi registrada na Arábia Saudita, e não no Egito ou em Israel
- Publicado em 22 de maio de 2025 às 21:27
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Indonésia
- Tradução e adaptação AFP Brasil , AFP México
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Intensa tempestade de areia atingiu Israel e Egito na quarta-feira (30), exacerbando a situação crítica em decorrência dos incêndios florestais próximos a Jerusalém”, diz a legenda de uma publicação no Instagram, acompanhada pelo vídeo viral.
Publicações semelhantes circulam no X, no Facebook e no Telegram, e também em outros idiomas, como inglês, espanhol e francês.

Devido à tempestade de areia que atingiu o Cairo, no Egito, em 30 de abril de 2025, as autoridades locais emitiram um alerta meteorológico de alto impacto e escolas em todo o país foram fechadas.
Um dia depois, fortes tempestades de areia também atingiram Negev, deserto no sul de Israel, enquanto parte do país também lutava contra incêndios florestais causados por ventos fortes.
No entanto, as imagens não têm relação com nenhum dos dois eventos climáticos citados anteriormente.
Uma busca reversa no Google usando fragmentos da gravação viral levou às mesmas imagens, publicadas no Facebook em 21 de março de 2025, junto à seguinte legenda, em urdu: “Cenas de uma tempestade aterrorizante se aproximando da Arábia Saudita”.
No final do vídeo, vê-se uma construção com uma torre. Uma pesquisa no Google Lens identificou-a como uma mesquita na cidade de Wadi Al Dawasir, na Arábia Saudita.
A AFP encontrou o local exato da mesquita no Google Earth e também a vista aérea da região.

Em 22 de março de 2025, o porta-voz do Centro Nacional de Meteorologia da Arábia Saudita, Hussein Al-Qahtani, publicou uma mensagem em sua conta no X relatando sobre uma tempestade que havia atingido Wadi Al Dawasir no dia anterior.