
Macron e primeira-dama da França não desembarcaram de um avião falso; vídeo foi criado digitalmente
- Publicado em 22 de maio de 2025 às 19:47
- 3 minutos de leitura
- Por Dounia MAHIEDDINE, AFP França
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Macron e Brigitte, sua esposa, após ‘longa viagem ao exterior’, desembarcam de um avião de mentirinha. A esquerda é uma piada em qualquer lugar do mundo e a farsa faz parte do seu cotidiano”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no Telegram.
Alegações similares circulam em francês, inglês, japonês e russo.

A sequência viral mostra Emmanuel e Brigitte Macron desembarcando de um avião com o logotipo da Presidência da França. Alguns segundos depois, a cena se amplia: o avião parece estar cortado, amparado por andaimes, como se fosse um cenário. Dizeres sobrepostos às imagens indicam: “Élysée vs Reality” (Eliseu — em referência ao palácio presidencial francês — vs Realidade).
Mas a gravação foi alterada com efeitos especiais e não mostra um “avião falso”.
Vídeo alterado da AFP
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo encontrou o mesmo conteúdo publicado no canal da AFP no YouTube em 23 de abril de 2025, intitulado, em francês: “Macron em Madagascar, 20 anos depois de Chirac”.
Conforme a legenda, na ocasião, o presidente francês e a primeira-dama fizeram uma visita oficial de dois dias à capital de Madagascar, Antananarivo, para “fortalecer os laços bilaterais entre os dois países”.
Algumas publicações compartilham uma versão da gravação em que é possível identificar duas marcas d’água sobrepostas às imagens: “Mediapart”, um jornal digital francês, e “VinzA”.
Uma busca nos canais oficiais do Mediapart não encontrou nenhum registro do vídeo viralizado.
Uma pesquisa no Google pela palavra-chave “VinzA” encontrou um perfil que produz conteúdos satíricos sobre política usando efeitos visuais, publicados no YouTube, no Instagram e no TikTok.
Nas descrições da conta, lê-se: “falsifique a verdade com edição e efeitos especiais” e que “todos os vídeos que fiz e que você encontrará neste canal são, portanto, diversões paródicas para fins humorísticos”.
Nos perfis, é possível encontrar o vídeo viralizado (1, 2, 3), publicado em 29 de abril de 2025. Na legenda da publicação, o usuário reafirma que a sequência “é uma diversão que fiz graças à edição e aos efeitos especiais (como todos os vídeos do meu canal, aliás)”.

Referências
- Vídeo publicado pela AFP no YouTube em 23 de abril de 2025
- Vídeos publicados por “VinzA” em suas redes sociais (1, 2, 3)