Macron e primeira-dama da França não desembarcaram de um avião falso; vídeo foi criado digitalmente

É montagem o vídeo em que o presidente da França, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte, parecem desembarcar de um avião falso. Publicações que compartilham o conteúdo manipulado com a alegação de que o desembarque teria sido encenado somam mais de 4 mil interações nas redes sociais desde 2 de maio de 2025. Mas as imagens, gravadas por um jornalista da AFP durante uma viagem do casal a Madagascar em abril de 2025, foram modificadas com efeitos especiais e publicadas por uma conta satírica no TikTok.

“Macron e Brigitte, sua esposa, após ‘longa viagem ao exterior’, desembarcam de um avião de mentirinha. A esquerda é uma piada em qualquer lugar do mundo e a farsa faz parte do seu cotidiano”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no Telegram.

Alegações similares circulam em francês, inglês, japonês e russo.

Image
Captura de tela feita em 21 de maio de 2025 de uma publicação no X (.)

A sequência viral mostra Emmanuel e Brigitte Macron desembarcando de um avião com o logotipo da Presidência da França. Alguns segundos depois, a cena se amplia: o avião parece estar cortado, amparado por andaimes, como se fosse um cenário. Dizeres sobrepostos às imagens indicam: “Élysée vs Reality” (Eliseu — em referência ao palácio presidencial francês — vs Realidade).

Mas a gravação foi alterada com efeitos especiais e não mostra um “avião falso”.

Vídeo alterado da AFP

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo encontrou o mesmo conteúdo publicado no canal da AFP no YouTube em 23 de abril de 2025, intitulado, em francês: “Macron em Madagascar, 20 anos depois de Chirac”.

Conforme a legenda, na ocasião, o presidente francês e a primeira-dama fizeram uma visita oficial de dois dias à capital de Madagascar, Antananarivo, para “fortalecer os laços bilaterais entre os dois países”.

Algumas publicações compartilham uma versão da gravação em que é possível identificar duas marcas d’água sobrepostas às imagens: “Mediapart”, um jornal digital francês, e “VinzA”.

Uma busca nos canais oficiais do Mediapart não encontrou nenhum registro do vídeo viralizado.

Uma pesquisa no Google pela palavra-chave “VinzA” encontrou um perfil que produz conteúdos satíricos sobre política usando efeitos visuais, publicados no YouTube, no Instagram e no TikTok.

Nas descrições da conta, lê-se: “falsifique a verdade com edição e efeitos especiais” e que “todos os vídeos que fiz e que você encontrará neste canal são, portanto, diversões paródicas para fins humorísticos”.

Nos perfis, é possível encontrar o vídeo viralizado (1, 2, 3), publicado em 29 de abril de 2025. Na legenda da publicação, o usuário reafirma que a sequência “é uma diversão que fiz graças à edição e aos efeitos especiais (como todos os vídeos do meu canal, aliás)”.

Image
Captura de tela feita em 22 de maio de 2025 do perfil “VinzA” no TikTok (.)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco