
Vídeo de luz no céu durante velório do papa Francisco foi gerado com inteligência artificial
- Publicado em 9 de maio de 2025 às 16:55
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“LUZ MISTERIOSA SURGE NO CÉU DURANTE VELÓRIO DO PAPA FRANCISCO E INTRIGA FIÉIS”, começa o texto que acompanha o vídeo em publicações feitas no Facebook, no Instagram, no TikTok e no X.
Segundo as postagens, o fenômeno teria ocorrido em 24 de abril de 2025, sobre a Basílica de São Pedro, durante a cerimônia de velório do papa Francisco. O texto inclui o suposto relato de uma italiana que estava presente no local e também uma frase atribuída ao “cardeal Giovanni di Terni”.
“O Observatório Astronômico do Vaticano informou que não havia previsão de fenômenos naturais que pudessem explicar o brilho súbito e localizado”, acrescenta o conteúdo.

Uma pesquisa, em inglês, pelos termos “24 de abril luz cidade Vaticano” não trouxe nenhuma notícia de imprensa compatível com o relato que circula nas redes sociais.
Já buscas reversas pelas imagens do vídeo viralizado levaram a uma publicação feita em 23 de abril de 2025 no TikTok pelo perfil “@watcherkid”. O conteúdo foi marcado como tendo sido gerado por inteligência artificial pelo usuário, que escreveu na legenda: “Este poderia ser um avistamento de OVNI na Cidade do Vaticano, Roma, Itália?”.
O AFP Checamos não localizou publicações anteriores do vídeo.
@watcherkid This could be a UAP/UFO sighting in Vatican City, Rome, Italy⁉️ #uap#alien#ufo#sighting♬ Spooky, quiet, scary atmosphere piano songs - Skittlegirl Sound
O perfil em questão, “@watcherkid”, já publicou diversas outras sequências semelhantes, com menções a OVNIs (UFO, na sigla em inglês), também marcados como gerados por IA. Em um deles, o usuário escreveu que o conteúdo tem “fins de entretenimento e educacionais, apenas”.
Texto que acompanha publicações não contém evidências
Além de não terem sido localizadas notícias sobre o fenômeno em veículos de imprensa, uma consulta ao site do Observatório Astronômico do Vaticano — citado no texto viral — não mostrou nenhum conteúdo publicado a respeito do suposto acontecimento.
De maneira semelhante, uma pesquisa no Google por “Giovanni di Terni” não localizou nenhum cardeal com o nome citado. Uma busca no site do Vaticano tampouco trouxe resultados, assim como uma busca nas listas de cardeais publicadas pela Santa Sé (1, 2).
Esse conteúdo também foi verificado por UOL Confere.
Referências
- Publicações no TikTok do perfil “@watcherkid” (1, 2)
- Site do Observatório Astronômico do Vaticano
- Busca no site do Vaticano
- Listas de cardeais publicadas pelo Vaticano (1, 2)