Trump disse que EUA e Itália compartilham herança, e não que são “aliados desde a Roma Antiga”

  • Publicado em 24 de abril de 2025 às 19:17
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não é verdade que o presidente norte-americano, Donald Trump, tenha afirmado durante uma entrevista que os Estados Unidos são aliados da Itália “desde a Roma Antiga”. Publicações que somam mais de mil interações nas redes sociais voltaram a compartilhar a alegação falsa em abril de 2025, junto a imagens de supostas reações de uma tradutora às falas do mandatário. Mas transmissões oficiais do evento, ocorrido em 2019 durante uma visita do presidente italiano, Sergio Mattarella, a Washington, mostram que Trump não fez tais declarações.

“Reação da tradutora quando Trump disse: ‘Os EUA e a Itália são aliados desde a Roma Antiga (4 mil anos atrás)’”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 17 de abril de 2025 de uma publicação no X (.)

As publicações compartilham duas capturas de tela de diferentes transmissões televisivas nas quais uma mulher loira com a testa franzida aparece atrás de Trump, que parece conceder uma entrevista.

O conteúdo circula desde outubro de 2019, após o presidente norte-americano e o seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, se reunirem em uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.

Coletiva de imprensa de 2019

Uma pesquisa no Google com as palavras-chave, em inglês, “Trump”, “tradutor”, “Estados Unidos”, “Itália” e “News now” — inscrição vista em uma das capturas de tela virais — identificou textos com imagens semelhantes às viralizadas, sobre uma visita do presidente italiano, Sergio Mattarella, a Donald Trump, publicados em 17 de outubro de 2019.

Uma nova pesquisa no Google pelos termos em inglês “Donald Trump”, “presidente italiano” e “Salão Oval”, limitadas a outubro de 2019, derivou em diferentes transmissões do encontro, realizado em 16 de outubro daquele ano, publicadas por veículos jornalísticos no YouTube (1, 2).

No vídeo de 25 minutos publicado pela Fox News, que contém a íntegra da reunião entre os mandatários, é exibida a mesma marca d’água no canto superior esquerdo presente em uma das capturas compartilhadas pelas publicações virais.

Ao longo do conteúdo, é possível identificar os momentos exatos em que as expressões da tradutora italiana são capturadas: em 5’43”, durante uma fala de Trump sobre a retirada das tropas norte-americanas da fronteira da Turquia com a Síria, e em 24’05”, quando uma repórter fazia uma pergunta sobre um encontro do mandatário com a família de um jovem britânico que havia falecido na Inglaterra após um acidente de trânsito.

Image
Comparação feita em 24 de abril de 2025 entre capturas de tela de uma publicação no X (E) e de um vídeo publicado pela Fox News no YouTube em 2019 (.)

A transcrição oficial da coletiva de imprensa, disponível no site da Casa Branca, permite comprovar que Trump não fez qualquer menção à “Roma Antiga”. Na verdade, o mandatário apenas observou, logo no início de sua fala, que os Estados Unidos têm uma “boa relação com a Itália há muito tempo”.

"Herança cultural comum"

Contudo, Trump de fato se referiu à Roma Antiga durante outra entrevista coletiva concedida ao lado de Mattarella também em 16 de outubro de 2019 — e que se encontra igualmente disponível no YouTube.

Na ocasião, conforme divulgado pelo perfil da Casa Branca no X, o mandatário declarou: “Os Estados Unidos e a Itália estão unidos por uma herança cultural e política comum que remonta há milhares de anos, à Roma Antiga. No decorrer dos séculos, os italianos abençoaram a nossa civilização com magníficas obras de arte, ciência, filosofia, arquitetura e música”.

No momento dessa declaração, Trump se encontrava de pé ao lado de Mattarella, sem a tradutora vista nas capturas viralizadas.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco