Henry Kissinger no Museu Histórico Alemão em Berlim, em 21 de junho de 2017 (AFP / John MACDOUGALL)

Henry Kissinger não fez discurso sobre vacinação em massa na OMS em 2009

  • Publicado em 14 de abril de 2025 às 14:09
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não existem registros de que o ex-secretário de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger tenha dito em encontro da Organização Mundial da Saúde (OMS) que a vacinação obrigatória abriria caminho para medidas de saúde em massa mais radicais, como a esterilização de crianças. Desde 2023, publicações compartilhadas dezenas de vezes nas redes sociais afirmam que Kissinger teria feito tal discurso “no Conselho de Eugenia da OMS”, em 2009. Mas um representante da Kissinger Associates, fundada pelo ex-secretário, afirmou que a alegação é uma “fabricação completa”. O conselho citado tampouco existe.

“Kissinger cita um discurso no Conselho de Eugenia da OMS, em 25 de fevereiro de 2009: ‘Assim que o rebanho aceitar as vacinas obrigatórias, É O JOGO FINAL. Eles aceitarão qualquer coisa - doação forçada de sangue ou órgãos - ‘Para o bem maior’. Podemos modificar geneticamente as crianças e esterilizá-las - ‘Para o bem maior’”, começa a citação atribuída ao ex-secretário que circula no Facebook e no Instagram.

O conteúdo circula em português desde, pelo menos, 2023 e, em inglês, desde 2019.

Image
Captura de tela feita em 11 de abril de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Henry Kissinger foi um diplomata e secretário de Estado dos Estados Unidos entre 1973 e 1977, durante os governos dos presidentes republicanos Richard Nixon e Gerald Ford. Conhecido por uma postura pragmática, Kissinger foi um dos principais nomes na política externa norte-americana após a Segunda Guerra Mundial e teve grande influência na reaproximação do país com a China. Seu nome também é associado ao apoio norte-americano a ditaduras na América Latina, principalmente no Chile.

Kissinger faleceu aos 100 anos em 29 de novembro de 2023, como confirmado, à época, por um comunicado emitido pela empresa de consultoria da qual foi fundador, Kissinger Associates.

Courtney Glick, então assistente de Kissinger na empresa, disse à AFP em um e-mail de 2020 que a suposta citação era “uma fabricação completa”.

A eugenia é o estudo do controle populacional humano e de técnicas para reproduzir características cujos defensores do movimento consideram desejáveis. No entanto, não existe, nem nunca existiu, uma entidade como o Conselho de Eugenia da Organização Mundial da Saúde, citado nas publicações.

Uma busca pelos discursos e entrevistas de Kissinger em registros públicos, bem como em seus arquivos pessoais, não encontrou nenhum comentário feito em 25 de fevereiro de 2009. Tampouco existem relatos na mídia de que ele tenha abordado os tópicos mencionados nas postagens.

Kissinger discursou na 45ª Conferência de Segurança de Munique, em 6 de fevereiro de 2009, mas seu tema principal foi a proliferação nuclear, e não qualquer um dos assuntos citados nos conteúdos virais.

Em inglês, alguns usuários afirmaram que a fala falsa do ex-secretário teria sido feita em 1974 e citaram um relatório de Kissinger sobre o crescimento populacional mundial. Esse documento foi publicado pela Casa Branca em 1989. Ele não faz nenhuma das sugestões citadas nas postagens.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco