Imagem que mostra papa Francisco hospitalizado foi produzida com inteligência artificial

O papa Francisco se encontra hospitalizado por uma pneumonia bilateral desde 14 de fevereiro de 2025. Neste contexto, publicações com milhares de interações nas redes sociais compartilham uma suposta imagem da sua internação em que se vê o pontífice deitado em uma cama hospitalar com uma máscara de oxigênio. Mas a imagem apresenta inconsistências visuais e um especialista em inteligência artificial confirmou à AFP que ela foi produzida artificialmente. 

“ÚLTIMA HORA: PAPA FRANCISCO LUTA CONTRA PNEUMONIA E INSUFICIÊNCIA RENAL, CONTINUA HOSPITALIZADO”, diz o trecho de uma publicação que circula no Facebook

A imagem também foi compartilhada no Threads e circula em outros idiomas, como espanhol e inglês

Image
Captura de tela feita em 26 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

O pontífice de 88 anos se encontra hospitalizado desde o dia 14 de fevereiro de 2025, em Roma, por uma pneumonia bilateral nos dois pulmões. 

Após quatro dias de internação, o Vaticano anunciou que o estado clínico do papa é “complexo”. A informação é de que o pontífice está utilizando oxigênio. 

No entanto, a imagem viral não mostra a internação do papa. 

A AFP realizou diferentes buscas na internet e nas redes sociais do Vaticano (1, 2, 3) e não identificou a imagem viral. Tampouco foram divulgadas imagens oficiais do papa hospitalizado pela imprensa que cobre o Vaticano. 

Da mesma forma, a busca reversa pela imagem resultou apenas em publicações de usuários que difundem a imagem na internet. 

Imagem gerada por IA

Ao analisar o registro viral, é possível identificar inconsistências visuais características de imagens geradas por inteligência artificial (IA), como a cruz no pescoço que não é rígida, a corrente partida e os dedos desfocados. 

Além disso, a máscara de oxigênio não possui os elásticos necessários para fixação no rosto: 

Image
Captura de tela feita em 26 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Facebook com detalhes assinalados pela AFP (.)

Contactado pela AFP, Matías Karlsson, especialista em IA, confirmou que a imagem foi gerada com a tecnologia: “O rosto de Francisco hoje está bem diferente, hoje em dia ele tem um rosto um pouco mais inchado e marcas de idade na pele. O rosto da imagem é o que ele tinha há dez anos”

Imagens da última aparição pública do papa em 9 de fevereiro permitem comprovar as diferenças citadas pelo especialista  (1, 2, 3). 

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco