
Imagem que mostra papa Francisco hospitalizado foi produzida com inteligência artificial
- Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 18:44
- 2 minutos de leitura
- Por Agustin BAGNASCO, AFP Argentina
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“ÚLTIMA HORA: PAPA FRANCISCO LUTA CONTRA PNEUMONIA E INSUFICIÊNCIA RENAL, CONTINUA HOSPITALIZADO”, diz o trecho de uma publicação que circula no Facebook.
A imagem também foi compartilhada no Threads e circula em outros idiomas, como espanhol e inglês.

O pontífice de 88 anos se encontra hospitalizado desde o dia 14 de fevereiro de 2025, em Roma, por uma pneumonia bilateral nos dois pulmões.
Após quatro dias de internação, o Vaticano anunciou que o estado clínico do papa é “complexo”. A informação é de que o pontífice está utilizando oxigênio.
No entanto, a imagem viral não mostra a internação do papa.
A AFP realizou diferentes buscas na internet e nas redes sociais do Vaticano (1, 2, 3) e não identificou a imagem viral. Tampouco foram divulgadas imagens oficiais do papa hospitalizado pela imprensa que cobre o Vaticano.
Da mesma forma, a busca reversa pela imagem resultou apenas em publicações de usuários que difundem a imagem na internet.
Imagem gerada por IA
Ao analisar o registro viral, é possível identificar inconsistências visuais características de imagens geradas por inteligência artificial (IA), como a cruz no pescoço que não é rígida, a corrente partida e os dedos desfocados.
Além disso, a máscara de oxigênio não possui os elásticos necessários para fixação no rosto:

Contactado pela AFP, Matías Karlsson, especialista em IA, confirmou que a imagem foi gerada com a tecnologia: “O rosto de Francisco hoje está bem diferente, hoje em dia ele tem um rosto um pouco mais inchado e marcas de idade na pele. O rosto da imagem é o que ele tinha há dez anos”.
Imagens da última aparição pública do papa em 9 de fevereiro permitem comprovar as diferenças citadas pelo especialista (1, 2, 3).
Referências
- Perfil do especialista Matías Karlsson
- Imagens do papa em 9 de fevereiro de 2025 (1, 2, 3)