
Vídeo de panelaço em 2020 é compartilhado como se fosse protesto contra Lula em fevereiro de 2025
- Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 20:44
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“PENALAÇO FORA LULA! Hoje o Brasil deu o recado”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo publicado no TikTok.
A gravação foi compartilhada também no Instagram, no YouTube, no Telegram, no X e no Facebook, além de ter sido republicada pelos deputados federais Gustavo Gayer (PL) e Carlos Jordy (PL). Nela, é possível escutar a voz de um homem dizer: “esquerdinha, panelaço é assim”.
As publicações começaram a circular em 24 de fevereiro de 2025, quando o presidente Lula fez um pronunciamento na televisão para anunciar novidades nos programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular. Figuras da oposição mobilizaram um panelaço contra o pronunciamento do mandatário.

Contudo, a gravação viralizada circula desde 2020.
Por meio de uma busca reversa, o Checamos localizou o vídeo em uma publicação de dezembro de 2024 e em outra publicação feita no X em 25 de fevereiro de 2025, que apontava que o vídeo original seria de 2020.
A gravação, de fato, foi localizada em uma publicação de 18 de março de 2020 feita no X, com a legenda “Ensinando à esquerda como se faz um panelaço”. Um dia após publicar o vídeo, o autor compartilhou uma captura de tela da galeria de fotos de seu celular, mostrando a data e o local do registro.
Na época, a sequência também foi publicada em um compilado do Poder360, que informa que o registro foi feito no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Na data, o então presidente Jair Bolsonaro havia feito uma coletiva de imprensa para anunciar medidas de combate à pandemia de covid-19. Com isso, foram registrados panelaços a favor e contra o mandatário em diversas cidades do país.