Reportagem em que Trump diz cogitar proibir voos do Brasil para os EUA é de 2020
- Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 21:16
- Atualizado em 22 de janeiro de 2025 às 21:22
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Donald Trump volta a cogitar proibição de voos do Brasil para EUA”, é a frase sobreposta a vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai.
A alegação é acompanhada por um vídeo em que o apresentador da Record, Sérgio Aguiar, diz: “O presidente Donald Trump disse hoje, pela segunda vez, que considera cancelar os voos do Brasil para os Estados Unidos. Vamos ao vivo a Nova York com Heloisa Villela, que tem as informações.”
Em seguida, a jornalista informa que Trump disse que o Brasil “está enfrentando um momento muito complicado” e que a medida teria como objetivo restringir a entrada de pessoas nos Estados Unidos “que possam contaminar a população”.
O conteúdo circula após Donald Trump ser empossado pela segunda vez como presidente dos Estados Unidos, em 20 de janeiro de 2025.
Após a cerimônia de posse, o mandatário assinou uma enxurrada de decretos, dando o tom de seu novo governo, com medidas como a retirada dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a revogação do direito à cidadania por nascimento no país e o fim de políticas de proteção a pessoas transgênero.
Ao ser questionado por uma jornalista sobre a relação do novo governo com o Brasil e a América Latina, Trump disse: “Não precisamos deles”.
No entanto, não há nenhuma medida ou declaração recente sobre o “cancelamento de voos do Brasil para os Estados Unidos” e a gravação compartilhada nas redes é antiga.
Medidas tomadas na pandemia
Uma pesquisa no YouTube por palavras-chave contidas no conteúdo viral exibiu uma reportagem do Jornal da Record publicada em 19 de maio de 2020 sob o título: “Trump afirma novamente que considera cancelar os voos do Brasil para os EUA por causa da covid-19”.
A reportagem é a mesma agora compartilhada nas redes, mas em sua versão completa. O conteúdo viral corta algumas partes que deixam claro o contexto da notícia, como quando o apresentador informa que a declaração de Trump foi motivada pela “covid-19”.
A versão dos posts também suprime o momento em que a jornalista Heloisa Villela, que fala de Nova York, diz que, em sua declaração, Trump afirmou que o Brasil enfrentava um momento muito complicado “da pandemia”.
Em 2020, Trump exercia o seu primeiro mandato como presidente dos Estados Unidos e o mundo vivia a pandemia de covid-19. Outros veículos (1, 2) também noticiaram, na época, a fala do mandatário.
Poucos dias depois, no final de maio de 2020, o governo norte-americano proibiu a entrada de qualquer estrangeiro que tivesse estado no Brasil em um período de 14 dias antes da tentativa de viajar aos Estados Unidos. A restrição foi suspensa em setembro do mesmo ano.
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.
Referências
- Reportagem publicada no YouTube em 2020
- Comunicados dos EUA sobre as restrições de viagens em 2020 (1, 2)
22 de janeiro de 2025 Atualiza foto de capa