
O site g1 não noticiou que governo federal estuda adotar taxa ambiental veicular
- Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 15:58
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Governo Federal estuda taxa ambiental veicular, entenda”, diz o título de uma suposta reportagem, reproduzida em uma captura de tela que circula no X, no Facebook, no Instagram e no TikTok.
O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.
A imagem apresenta elementos visuais que se assemelham aos do portal g1, do Grupo Globo. Abaixo do título, o texto diz “Governo anuncia nova taxa ambiental para veículos com mais de 20 anos de uso”.

Segundo a imagem, a matéria teria sido publicada em 12 de janeiro de 2025. Entretanto, o AFP Checamos não encontrou registros da suposta notícia no g1 com o título visto nas publicações virais.
Procurada, a assessoria de imprensa do Grupo Globo confirmou que a notícia não foi veiculada pelo portal. O g1 também desmentiu a alegação no último dia 14 de janeiro.
Além disso, a imagem apresenta inconsistências visuais quando comparada a uma matéria publicada pelo site. Como é possível ver abaixo, há diferenças nos logos das redes sociais, na fonte do texto e na forma como o nome dos repórteres é apresentado.

O Checamos também não localizou, em uma pesquisa no Google, nenhuma notícia a respeito da suposta taxação de veículos com mais de 20 anos.
Em março de 2024, o Senado aprovou uma proposta de emenda constitucional que isenta veículos com mais de 20 anos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados.
À AFP, a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda informou que a alegação viral sobre a taxação é “falsa”. Em entrevista à imprensa em 14 de janeiro, o ministro Fernando Haddad também desmentiu que o governo planeje taxar carros com mais de 20 anos.
O Checamos já verificou outros conteúdos envolvendo falsas matérias do g1 (1, 2, 3).