O site g1 não noticiou que governo federal estuda adotar taxa ambiental veicular

  • Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 15:58
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O portal de notícias g1 não publicou uma matéria afirmando que o governo federal estuda implantar um imposto veicular ambiental, como alegam publicações compartilhadas milhares de vezes desde 12 de janeiro de 2025. A manchete que aparece na imagem viral não consta no site do portal. O g1 também negou que tenha publicado o texto e a captura de tela apresenta inconsistências quando comparada ao estilo gráfico de notícias publicadas pelo site. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que a alegação sobre a criação do imposto é falsa.

“Governo Federal estuda taxa ambiental veicular, entenda”, diz o título de uma suposta reportagem, reproduzida em uma captura de tela que circula no X, no Facebook, no Instagram e no TikTok.

O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

A imagem apresenta elementos visuais que se assemelham aos do portal g1, do Grupo Globo. Abaixo do título, o texto diz “Governo anuncia nova taxa ambiental para veículos com mais de 20 anos de uso”.

Image
Captura de tela feita em 14 de janeiro de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

Segundo a imagem, a matéria teria sido publicada em 12 de janeiro de 2025. Entretanto, o AFP Checamos não encontrou registros da suposta notícia no g1 com o título visto nas publicações virais.

Procurada, a assessoria de imprensa do Grupo Globo confirmou que a notícia não foi veiculada pelo portal. O g1 também desmentiu a alegação no último dia 14 de janeiro.

Além disso, a imagem apresenta inconsistências visuais quando comparada a uma matéria publicada pelo site. Como é possível ver abaixo, há diferenças nos logos das redes sociais, na fonte do texto e na forma como o nome dos repórteres é apresentado.

Image
Comparação feita em 14 de janeiro de 2025 entre uma publicação no X (E) e uma notícia publicada pelo g1 (.)

O Checamos também não localizou, em uma pesquisa no Google, nenhuma notícia a respeito da suposta taxação de veículos com mais de 20 anos.

Em março de 2024, o Senado aprovou uma proposta de emenda constitucional que isenta veículos com mais de 20 anos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados.

À AFP, a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda informou que a alegação viral sobre a taxação é “falsa”. Em entrevista à imprensa em 14 de janeiro, o ministro Fernando Haddad também desmentiu que o governo planeje taxar carros com mais de 20 anos.

O Checamos já verificou outros conteúdos envolvendo falsas matérias do g1 (1, 2, 3).

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco