Vídeo não mostra ovnis em Maryland, nos EUA; imagens foram criadas com inteligência artificial

Entre meados de novembro e dezembro de 2024, moradores de Nova York e Nova Jersey, nos Estados Unidos, relataram o sobrevoo de drones não identificados. Desde então, publicações nas redes sociais, visualizadas mais de 7 mil vezes, compartilham um vídeo de objetos no céu, alegando que seriam “ovnis”  vistos no estado de Maryland. Mas o autor da gravação confirmou à AFP que a sequência foi criada com inteligência artificial (IA). 

“Imparável? Três OVNIs vistos pairando sobre Maryland — o espaço aéreo dos Estados Unidos está comprometido!”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Telegram, no Threads e no Instagram. Conteúdo semelhante circula em outros idiomas, como inglês e espanhol

Image
Captura de tela feita em 30 de dezembro de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

As imagens começaram a ser compartilhadas depois que moradores dos estados de Nova York e Nova Jersey relataram ter visto drones não identificados, entre novembro e dezembro de 2024.

Em 17 de dezembro, o presidente eleito, Donald Trump, criticou o governo de Joe Biden por não se pronunciar sobre o avistamento dos drones e sugeriu que eles fossem derrubados.

As agências governamentais norte-americanas afirmaram que os drones observados no nordeste do país não representam uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública.

Em 18 de dezembro, a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) emitiu uma proibição temporária de voos de drones sobre partes de Nova Jersey, excetuando-se aqueles autorizados para defesa nacional, aplicação da lei ou de resposta a desastres.

Vídeo manipulado digitalmente

Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo viral levou a uma sequência publicada no TikTok, em 13 de dezembro de 2024, no perfil “@joeymalinski”, de Joey Malinski, que se descreve como produtor de vídeos feitos com IA. Este foi o registro mais antigo localizado pela AFP.

O perfil de Malinski no TikTok contém uma playlist com o título, em inglês, “Criações com inteligência artificial”, na qual se encontra o vídeo viralizado nas redes sociais. 

Além disso, Malinski confirmou à AFP por e-mail, em 26 de dezembro, que criou o vídeo “como parte de um experimento” e compartilhou uma gravação que publicou em suas redes sociais, no dia 16 do mesmo mês, na qual explica que a sequência viral foi criada digitalmente.

“Comentei no início do vídeo que era falso, coloquei-o em uma playlist chamada ‘criações de IA’, fiz um vídeo explicando o que penso sobre o porquê do clipe original ter a música tema da [série] ‘Arquivo X’. Se fosse real, você acha que não teria mantido o áudio original?”, afirmou Malinski no e-mail.

Ele acrescentou que “à medida que as coisas ficam mais confusas entre a realidade e a inteligência artificial, fica claro como todos nós podemos ser facilmente manipulados”

Malinski é diretor da produtora de vídeo ATB Productions, que desenvolve conteúdos usando IA. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco