Foto de suposta descoberta de um megalodonte por pescadores alemães foi criada por IA

Uma imagem de um tubarão capturado não mostra a descoberta de um megalodonte — o maior tubarão que já existiu — por pescadores alemães no início do século XX. Postagens que compartilham a suposta foto com essa alegação somam milhares de interações nas redes sociais desde novembro de 2024. Mas o conteúdo foi feito por uma página que utiliza inteligência artificial (IA) para gerar imagens de “criaturas fantásticas”. De acordo com o Museu de História Natural de Londres, as últimas evidências indicam que o megalodonte foi extinto há 3,6 milhões de anos.

“No início do século XX, os pescadores alemães a bordo do Seesturm tropeçaram numa descoberta extraordinária no Mar do Norte: um megalodon vivo, uma criatura que se acreditava extinta há milhões de anos”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram e no X. Alguns usuários indicam que se um megalodonte foi descoberto no século XX, é provável que ainda existam outros vivos no mundo.

Publicações semelhantes circulam em malaioinglês.

Image
Captura de tela feita em 27 de dezembro de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

A fotografia em preto e branco mostra um grupo de pessoas reunidas em torno de um navio com um enorme tubarão pendurado por uma roldana.

De acordo com o Museu de História Natural de Londres, os megalodontes, considerados os maiores tubarões predadores que já existiram, habitaram os oceanos há mais de três milhões de anos e podiam crescer até três vezes o tamanho de um tubarão-branco adulto. 

A desinformação alegando que os megalodontes ainda poderiam estar vivos se espalhou após um “documentário” exibido pela Discovery Channel em 2013, mostrando histórias inventadas sobre registros e ataques desses tubarões.

Mas os megalodontes foram extintos durante a Era Cenozoica, no período chamado Plioceno, há cerca de 2,6 milhões de anos, de acordo com o Museu de História Natural de Londres. Embora não se saiba exatamente quando o último megalodonte morreu, as últimas evidências sugerem que foi há pelo menos 3,6 milhões de anos.

Conteúdo gerado por IA

Uma busca reversa pelo conteúdo viral no Google indicou que a imagem foi publicada originalmente por um perfil que diz criar retratos de “animais fantásticos” usando inteligência artificial.

A imagem foi compartilhada na conta “thefantasycreatures” no Instagram em 24 de janeiro de 2024, acompanhada da mesma história fictícia sobre a captura do tubarão por pescadores alemães e das hashtags “inteligência artificial”, “fantasia”, “Dall-E3” e “Midjourney”.

Dall-E3 e Midjourney são softwares de inteligência artificial que podem gerar imagens a partir de comandos em texto.

Além disso, a imagem do “megalodon vivo” tem inconsistências visuais, como rostos distorcidos, a falta de pupilas nos olhos de um homem e um corpo sem cabeça, indicando que a imagem foi gerada por IA, como destacado abaixo:

Image
Captura de tela feita em 27 de dezembro de 2024 da imagem publicada pela conta “thefantasycreatures” no Instagram (.)

As inconsistências visuais são um dos principais indícios de que uma imagem foi criada artificialmente, segundo um guia da AFP para detectar imagens geradas por IA.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco