Foto de suposta descoberta de um megalodonte por pescadores alemães foi criada por IA
- Publicado em 30 de dezembro de 2024 às 16:15
- 3 minutos de leitura
- Por Najmi Mamat, AFP Malásia
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“No início do século XX, os pescadores alemães a bordo do Seesturm tropeçaram numa descoberta extraordinária no Mar do Norte: um megalodon vivo, uma criatura que se acreditava extinta há milhões de anos”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram e no X. Alguns usuários indicam que se um megalodonte foi descoberto no século XX, é provável que ainda existam outros vivos no mundo.
Publicações semelhantes circulam em malaio e inglês.
A fotografia em preto e branco mostra um grupo de pessoas reunidas em torno de um navio com um enorme tubarão pendurado por uma roldana.
De acordo com o Museu de História Natural de Londres, os megalodontes, considerados os maiores tubarões predadores que já existiram, habitaram os oceanos há mais de três milhões de anos e podiam crescer até três vezes o tamanho de um tubarão-branco adulto.
A desinformação alegando que os megalodontes ainda poderiam estar vivos se espalhou após um “documentário” exibido pela Discovery Channel em 2013, mostrando histórias inventadas sobre registros e ataques desses tubarões.
Mas os megalodontes foram extintos durante a Era Cenozoica, no período chamado Plioceno, há cerca de 2,6 milhões de anos, de acordo com o Museu de História Natural de Londres. Embora não se saiba exatamente quando o último megalodonte morreu, as últimas evidências sugerem que foi há pelo menos 3,6 milhões de anos.
Conteúdo gerado por IA
Uma busca reversa pelo conteúdo viral no Google indicou que a imagem foi publicada originalmente por um perfil que diz criar retratos de “animais fantásticos” usando inteligência artificial.
A imagem foi compartilhada na conta “thefantasycreatures” no Instagram em 24 de janeiro de 2024, acompanhada da mesma história fictícia sobre a captura do tubarão por pescadores alemães e das hashtags “inteligência artificial”, “fantasia”, “Dall-E3” e “Midjourney”.
Dall-E3 e Midjourney são softwares de inteligência artificial que podem gerar imagens a partir de comandos em texto.
Além disso, a imagem do “megalodon vivo” tem inconsistências visuais, como rostos distorcidos, a falta de pupilas nos olhos de um homem e um corpo sem cabeça, indicando que a imagem foi gerada por IA, como destacado abaixo:
As inconsistências visuais são um dos principais indícios de que uma imagem foi criada artificialmente, segundo um guia da AFP para detectar imagens geradas por IA.
Referências
- Informações sobre o megalodonte fornecidas pelo Museu de História Natural de Londres
- Matérias sobre o “documentário” exibido pela Discovery Channel em 2013 (1, 2)
- Publicação original no Instagram em janeiro de 2024
- Perfil “thefantasycreatures” no Instagram