Suposta fala de Lula sobre agir como “ditador” tem origem em publicação satírica
- Publicado em 27 de dezembro de 2024 às 20:32
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Lula diz que vai agir como DITADOR para colocar todos bolsonaristas na cadeia”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads e no X.
Na imagem que acompanha as publicações, uma foto do presidente Lula ilustra o que parece ser uma manchete: “Em comemoração dos 44 anos do PT, Lula comete gafe ao dizer que, se preciso, vai agir como um ‘ditador’ para colocar bolsonaristas na cadeia”.
O conteúdo, porém, é uma peça satírica.
Perfil de humor
Na captura de tela, é possível ver que a publicação foi feita no X pelo usuário“@Estabao_Brasil”, de nome e imagem similares aos do jornal Estadão.
Na descrição, o perfil declara ser uma paródia: “Nada aqui é real. Piadas, memes, sátiras e muito humor político! Todas as notícias do nosso portal são fictícias”.
Apesar do nome incorreto e da indicação de sátira, vários usuários demonstraram acreditar na manchete falsa, tecendo críticas ao presidente e ao verdadeiro jornal.
Uma busca pela suposta notícia do “Estabão” encontrou-a publicada em 10 de fevereiro de 2024 no X. Um conteúdo semelhante havia sido publicado pelo perfil em 2023, quando também foi atribuída a Lula uma suposta fala sobre “agir como ditador”.
Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “Lula”, “ditador” e “aniversário do PT” não encontrou nenhum registro da suposta declaração.
Em 10 de fevereiro de 2024, data do 44º aniversário do Partido dos Trabalhadores, o presidente Lula publicou um texto comemorativo em seu perfil no X. Na ocasião, o mandatário relembrou a criação do partido e fez votos para o seu futuro, afirmando ser preciso “ocupar as ruas”, “promover o debate nas redes sociais” e “combater o ódio, a desinformação e as fake news”.
Não foi feita qualquer menção direta ao ex-presidente Jair Bolsonaro ou a seus apoiadores na publicação.
De forma similar, durante um jantar realizado em Brasília em comemoração ao aniversário do PT, em 20 de março, Lula também discursou por cerca de 12 minutos.
Em sua fala, abordou temas como a confraternização no partido, as dificuldades enfrentadas na campanha eleitoral de 2022 e a importância da defesa da democracia, além de tópicos do cenário internacional, como a liberdade de Julian Assange e a posição do Partido dos Trabalhadores em relação ao conflito entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas.
Na ocasião, também não houve qualquer comentário do presidente sobre a adoção de posturas ditatoriais para prender opositores políticos e seus apoiadores.