Participação de Musk em um podcast é falsamente dublada com menção a insulto de Janja no G20 Social
- Publicado em 26 de novembro de 2024 às 15:38
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“ELON FALA SOBRE ATAQUES DE JANJA DURANTE PODCAST ‘BRASIL MERECE LÍDERES MELHORES’”, lê-se na legenda sobreposta ao vídeo no Instagram, no Facebook, no X, no Threads, no YouTube e no Kwai.
(.)
A peça de desinformação circula após Janja declarar em um evento do G20 Social: "Eu não tenho medo de você, inclusive... Fuck you, Elon Musk!".
O bilionário chegou a responder uma postagem no X com o vídeo do momento afirmando “eles vão perder a próxima eleição”.
Esse episódio é citado na dublagem da gravação viral que mostra Musk posicionado diante de um microfone e cujo fundo se assemelha a uma cortina: “Eu fiquei chocado. Nunca vi ninguém desse porte ser tão antiético no meio de um evento global, ainda. Já falei uma vez, mas falo de novo, foi decepcionante. Não por mim, já lidei com todo tipo de ataque, mas pelos brasileiros. Isso mostra um nível de falta de decoro. Afinal, ela é a esposa do presidente do país”.
A dublagem também cita a indicação de Musk pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para comandar um departamento de “eficiência governamental”. De acordo com o áudio, o bilionário indica que atacá-lo seria criar “instabilidade internacional”.
Mas a dublagem não é verdadeira.
Declaração sobre SpaceX
Uma busca reversa por fragmentos da sequência levou a um vídeo em que Musk aparece com a mesma roupa e no mesmo cenário visto na sequência viral, publicado em 3 de novembro de 2023 por um canal no YouTube que replica trechos de podcasts.
No título, é descrito se tratar de um recorte do podcast The Joe Rogan Experience:
(.)
Uma busca pelo nome do podcast somado ao de Musk no YouTube levou ao episódio completo publicado em 27 de junho de 2024. Apesar da data de publicação, na descrição do vídeo é informado que o episódio foi lançado em 30 de outubro de 2023.
Ao consultar o episódio, foi possível identificar que o fragmento viralizado foi retirado a partir de 1 hora e 35 minutos. Nesse trecho, Musk respondia a uma pergunta sobre como são escolhidos os locais de lançamentos da SpaceX.
Durante o episódio, Musk conversa com o apresentador sobre os produtos das suas empresas SpaceX e Tesla, além de abordar temas como inteligência artificial e a rede social X. Nenhuma menção é feita ao Brasil ou a algum líder brasileiro.
O AFP Checamos já verificou outra alegação envolvendo o G20.