Vídeo de Mujica dançando é de junho, não após eleições uruguaias de novembro de 2024
- Publicado em 26 de novembro de 2024 às 20:48
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O exemplar ídolo Pepe Mujica comemora a vitória de seu aliado político na eleição para presidente do Uruguai”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram e no X.
No vídeo que acompanha as publicações, o ex-presidente José “Pepe” Mujica aparece batendo palmas e dançando. Ao fundo, é possível ver uma bandeira do Uruguai.
Em 24 de novembro de 2024, o candidato de oposição Yamandú Orsi venceu o segundo turno das eleições presidenciais uruguaias, com 49,8% dos votos contra 45,9% de Álvaro Delgado, candidato do atual governo. O presidente eleito foi apoiado por José Mujica, tido como seu padrinho político.
Porém, o vídeo em que Mujica dança não foi filmado após o pleito no Uruguai.
Uma busca reversa por fragmentos da gravação levou a matérias em espanhol (1, 2) publicadas em 27 de junho de 2024, portanto, quatro meses antes do segundo turno das eleições presidenciais no país. A mesma busca também mostrou que a sequência foi compartilhada em junho por usuários no X.
De acordo com diferentes meios de comunicação (1, 2, 3), o registro mostra Mujica dançando durante um ato de encerramento das campanhas primárias da Frente Ampla, coalizão de esquerda uruguaia da qual ele é o principal líder.
As reportagens detalham que o ato político contou com uma apresentação do cantor Ruben Rada, visto ao final do vídeo viral abraçando Mujica. Também informam que o encontro coincidiu com o fim das sessões de radioterapia que o ex-presidente uruguaio fazia para tratar um câncer no esôfago, anunciado em abril de 2024.
A gravação de Mujica dançando também foi publicada nas redes sociais por seu partido, MPP, em 26 de junho de 2024.
Les dijimos que esto se ponía lindo✌ https://t.co/VX2H5eP1sdpic.twitter.com/OAo36UOHgE
— MPP 609 (@MPP609) June 26, 2024
O AFP Checamos não encontrou evidências da participação de Mujica na festa de comemoração da vitória de Yamandú Orsi nas eleições presidenciais. Em entrevista ao jornal uruguaio El País, a esposa do ex-mandatário, Lucía Topolansky — também ex-senadora e ex-vice-presidente do país —, confirmou que eles não compareceram: “Estávamos cansados, haveria muita aglomeração e a saúde de Pepe tem limites”.
Mesmo com a saúde frágil aos 89 anos, Mujica participou ativamente da campanha presidencial no Uruguai em 2024.