Elon Musk não comprou a Ford; a desinformação teve início em vídeos que compartilham rumores e ficção
- Publicado em 26 de novembro de 2024 às 14:33
- 3 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Elon Musk surpreende o mundo com a aquisição da Ford. Em uma jogada inesperada, Elon Musk anunciou a compra da icônica marca automotiva Ford, marcando um marco na indústria automotiva. A aquisição, que surpreendeu os investidores e os seguidores do setor, é uma etapa revolucionária no mercado de veículos elétricos e de condução autônoma”, diz a legenda da publicação que circula no Facebook, no Instagram, no Telegram, no TikTok e no X.
Publicações similares também foram difundidas em inglês e espanhol.
O empresário Elon Musk é proprietário da plataforma X e de empresas como a Tesla, especializada em automóveis elétricos.
Em 25 de maio de 2023, Musk e o CEO da Ford, James Farley, tiveram uma conversa transmitida ao vivo no X, na qual anunciaram uma parceria de colaboração em que os proprietários de veículos elétricos da marca Ford teriam acesso aos carregadores da Tesla por meio de adaptadores.
Em nenhum momento, entretanto, eles mencionaram a aquisição da Ford por Musk.
“História completamente falsa”
Ian Thibodeau, porta-voz da Ford, afirmou à AFP em 20 de novembro de 2024 que “a história é completamente falsa”.
Além disso, não há um comunicado de imprensa da Tesla ou da Ford sobre a suposta compra da companhia automobilística por parte de Musk. Tampouco são encontradas notícias em meios de comunicação a respeito do tema.
Thibodeau afirmou que as imagens compartilhadas em algumas publicações, como as que mostram Musk apertando a mão de Farley, foram geradas por inteligência artificial (IA).
Como detalha esse artigo da AFP, existem indícios que ajudam a identificar fotos geradas por IA. No caso do cumprimento entre Musk e Farley, pode-se observar que a mão do primeiro tem seis dedos.
Vídeos de teorias e rumores
Uma busca reversa feita no Google das imagens compartilhadas nas publicações virais levou a vários links de vídeos publicados no YouTube alegando que Musk adquiriu a Ford, como este de 24 de junho de 2023 da conta “Electric”, que assinala que o conteúdo “é baseado em rumores e ficção”.
A pesquisa também mostrou vídeos de 2024 anunciando a suposta notícia da compra, como este na conta “Elon Musk Insider”, de 17 de fevereiro. Na descrição, explica-se que o vídeo “analisa informações e teorias não verificadas de várias fontes” e “não deve ser considerado como fatos comprovados”. O aviso de isenção de responsabilidade acrescenta que a gravação “contém informações que não devem ser consideradas verdadeiras, mas teorias e informações encontradas na internet”.
Vídeos semelhantes publicados recentemente também seguem o mesmo padrão, como esse de setembro de 2024, que compartilha o mesmo aviso de isenção de responsabilidade, mas já foi excluído da plataforma. A AFP conseguiu acessá-lo por meio da ferramenta de arquivamento Wayback Machine