Javier Milei apertou, sim, a mão de Lula em encontro do G20 no Rio de Janeiro

  • Publicado em 19 de novembro de 2024 às 22:31
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Ao se encontrarem pela primeira vez de forma presencial durante a cúpula do G20 em 18 de novembro de 2024, o presidente argentino, Javier Milei, e o presidente do Brasil, Lula, trocaram um aperto de mãos. A interação rápida entre os dois, que têm posições políticas divergentes, levou a publicações nas redes sociais com mais de 5 mil interações alegando que o líder argentino teria evitado cumprimentar o petista. Mas isso é falso: a transmissão oficial do evento no canal do governo brasileiro registrou o aperto de mão entre os dois, momentos antes de posarem para uma foto oficial lado a lado.

“Milei deu um jeito de não apertar as mãos do Lula”, diz uma das publicações compartilhadas no Threads. Alegações semelhantes circulam no Facebook, no Instagram, no Kwai e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 19 de novembro de 2024 de uma publicação no Threads
(.)

As publicações repercutem o encontro dos dois líderes em 18 de novembro no Rio de Janeiro, durante a cúpula do G20 — grupo de cooperação econômica internacional composto por 19 países e dois órgãos regionais.

A ocasião marcou o primeiro encontro presencial dos dois líderes desde a eleição de Milei, em novembro de 2023. O argentino, que retoricamente se opõe ao multilateralismo, já foi criticado anteriormente por Lula por não comparecer à cúpula presidencial do Mercosul em julho de 2024.

O vídeo compartilhado nas publicações virais registra o momento em que Milei e Lula posam para uma foto oficial. Apesar de ficarem lado a lado, após a fotografia, Milei não aperta a mão de Lula.

Mas, embora o encontro entre os dois tenha sido breve, não é verdade que ambos não tenham se cumprimentado.

A transmissão oficial do G20 pelo CanalGov, da empresa pública federal Empresa Brasil de Comunicação (EBC), registrou o momento em que ambos os líderes apertaram as mãos, segundos antes de posarem para a foto oficial. Milei também cumprimentou a primeira-dama, Janja. 

O presidente argentino foi acompanhado por sua irmã e secretária geral da Presidência, Karina Milei, que também cumprimentou tanto Lula quanto Janja. Em seguida, os quatro posaram para uma foto lado a lado, como mostra o vídeo viralizado:

Inicialmente, o governo de Javier Milei não havia aderido à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada por Lula durante a cúpula, cuja adesão estava aberta desde julho. Porém, após o lançamento em 18 de novembro, a Argentina aderiu à causa.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco