Javier Milei apertou, sim, a mão de Lula em encontro do G20 no Rio de Janeiro
- Publicado em 19 de novembro de 2024 às 22:31
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Milei deu um jeito de não apertar as mãos do Lula”, diz uma das publicações compartilhadas no Threads. Alegações semelhantes circulam no Facebook, no Instagram, no Kwai e no TikTok.
(.)
As publicações repercutem o encontro dos dois líderes em 18 de novembro no Rio de Janeiro, durante a cúpula do G20 — grupo de cooperação econômica internacional composto por 19 países e dois órgãos regionais.
A ocasião marcou o primeiro encontro presencial dos dois líderes desde a eleição de Milei, em novembro de 2023. O argentino, que retoricamente se opõe ao multilateralismo, já foi criticado anteriormente por Lula por não comparecer à cúpula presidencial do Mercosul em julho de 2024.
O vídeo compartilhado nas publicações virais registra o momento em que Milei e Lula posam para uma foto oficial. Apesar de ficarem lado a lado, após a fotografia, Milei não aperta a mão de Lula.
Mas, embora o encontro entre os dois tenha sido breve, não é verdade que ambos não tenham se cumprimentado.
A transmissão oficial do G20 pelo CanalGov, da empresa pública federal Empresa Brasil de Comunicação (EBC), registrou o momento em que ambos os líderes apertaram as mãos, segundos antes de posarem para a foto oficial. Milei também cumprimentou a primeira-dama, Janja.
O presidente argentino foi acompanhado por sua irmã e secretária geral da Presidência, Karina Milei, que também cumprimentou tanto Lula quanto Janja. Em seguida, os quatro posaram para uma foto lado a lado, como mostra o vídeo viralizado:
Inicialmente, o governo de Javier Milei não havia aderido à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada por Lula durante a cúpula, cuja adesão estava aberta desde julho. Porém, após o lançamento em 18 de novembro, a Argentina aderiu à causa.