Imagem falsa é usada para alegar incorretamente que Netanyahu foi internado em novembro de 2024
- Publicado em 22 de novembro de 2024 às 15:53
- 4 minutos de leitura
- Por Daniel GALGANO, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“De acordo com a mídia israelense: Netanyahu sofreu um grave problema de saúde enquanto estava em Kirya e foi transferido para um hospital em Tel Aviv”, lê-se nas publicações compartilhadas no Instagram, no Facebook e no X.
A alegação, embasada em uma imagem que parece mostrar o primeiro-ministro de Israel em uma cama de hospital com máscara de oxigênio, também circula em outros idiomas, como inglês, francês, árabe, turco, malaio e indonésio.
(.)
A mesma imagem é compartilhada desde 2023, impulsionada pela mídia estatal iraniana, antes mesmo do início da guerra entre Israel e o grupo Hamas, desencadeada em 7 de outubro daquele ano após um ataque sem precedentes do grupo no território israelense.
Em uma das postagens atualmente viralizadas no X, um usuário cita como fonte da informação sobre a saúde de Netanyahu uma mensagem em hebraico publicada na tarde de 17 de novembro no Telegram.
Contudo, horas após o conteúdo começar a circular, Netanyahu discursou para legisladores na assembleia do Knesset.
Na ocasião, ele anunciou que o exército israelense continuará a realizar operações militares contra o Hezbollah mesmo se houver uma trégua com o grupo xiita. O primeiro-ministro também declarou ao Parlamento, em 18 de novembro, que um ataque no final de outubro ao Irã havia danificado “um componente” do programa nuclear iraniano.
A AFP não identificou nenhuma notícia confiável que confirme a alegação sobre o estado de saúde de Netanyahu em novembro de 2024.
De fato, Netanyahu visitou o hospital várias vezes desde que iniciou o seu último período como primeiro-ministro em dezembro de 2022.
Como em julho de 2023, quando passou por um procedimento para implantar um marca-passo, e em março de 2024, quando foi submetido a anestesia geral para uma cirurgia de hérnia em um centro médico de Jerusalém.
Imagem provavelmente gerada por IA
Segundo especialistas consultados pela AFP, a imagem que circula de Netanyahu em estado grave no hospital provavelmente foi gerada por inteligência artificial.
Hany Farid, especialista em perícia digital da Universidade de Califórnia-Berkeley, analisou a imagem usando três programas treinados para identificar imagens criadas por IA e afirmou que todos classificaram o conteúdo como “provavelmente” gerado por IA.
O especialista também comparou a imagem com outros registros de Netanyahu e apontou que a orelha esquerda do primeiro-ministro israelense se difere daquela vista na peça de desinformação, indício de que a foto “não é autêntica”.
O mesmo foi informado à AFP por Siwei Lyu, diretor do Laboratório de Perícia de Mídia da Universidade Estadual de Nova York.
Lyu submeteu a imagem viral a um programa projetado para detectar deepfakes e informou que ela provavelmente não é autêntica. Ele também notou as diferenças no formato da orelha do primeiro-ministro.
A AFP já verificou outras alegações sobre Netanyahu em meio ao conflito israelense-palestino.