Registro de aviões filmado no Egito circula falsamente associado a ataque de Israel ao Irã
- Publicado em 14 de novembro de 2024 às 17:49
- 4 minutos de leitura
- Por Chayanit ITTHIPONGMAETEE, AFP Tailândia
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Esquadrão de caças israelense voltando da missão no Irã , missão cumprida com excelência....”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no X, no TikTok e no YouTube.
Postagens semelhantes circulam em inglês, árabe e indonésio.
O ex-embaixador dos Estados Unidos em Israel David M. Friedman também compartilhou a sequência com essa alegação em sua conta oficial no X.
Na madrugada de 26 de outubro de 2024, Israel lançou ataques aéreos contra bases militares no Irã, aumentando de tensão na região mais de um ano após o início da guerra em Gaza e um mês depois do início do conflito entre Israel e Hezbollah no Líbano.
O ataque israelense foi uma retaliação à ofensiva iraniana com mísseis em 1º de outubro desse ano, provocada pela morte de líderes militantes apoiados pelo Irã e de um comandante da Guarda Revolucionária.
Nesse contexto, as publicações circulam como se o vídeo viral, de aeronaves voando em formação, mostrasse os caças israelenses retornando ao país após os ataques no Irã.
Mas isso é falso.
Parada militar egípcia
Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo viral levou à mesma sequência publicada no TikTok em 3 de outubro de 2024 — mais de três semanas antes do ataque de Israel ao Irã.
A legenda da postagem diz, em árabe: “Exército egípcio”.
Procurado pela AFP, o autor da publicação no TikTok disse que filmou o vídeo em Al Shourouk, a leste da capital egípcia, Cairo, durante uma cerimônia de formatura da academia militar em 3 de outubro de 2024.
De acordo com o Serviço estatal de Informação do Egito, a Academia Militar Egípcia no Cairo, de fato, realizou naquele dia uma cerimônia de formatura na capital.
“A cerimônia contou com exibições aéreas impressionantes, com helicópteros carregando a bandeira egípcia e emblemas militares, e uma formação de 19 aeronaves representando a 118ª turma de formandos”, afirmou em seu site oficial.
Jornalistas do serviço da AFP em árabe também confirmaram que o homem ouvido ao fundo no vídeo falava um dialeto egípcio do árabe, e disse: “Deus os abençoe”, enquanto os aviões passavam.
Um homem — possivelmente a mesma pessoa — também é ouvido dizendo, no mesmo dialeto, “as águias do céu”.
Além disso, é possível ver uma placa de carro egípcia no vídeo viral, conforme mostra o site WorldLicensePlates.
Não foi encontrado nenhum relato oficial de que forças israelenses tenham utilizado o espaço aéreo egípcio após os ataques contra o Irã.
O Iraque, país vizinho do Irã, condenou o uso de seu espaço aéreo por Israel no ataque, em uma carta de protesto enviada ao chefe das Nações Unidas, António Guterres, e ao Conselho de Segurança da ONU.
O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre o conflito israelense-palestino.