Vídeo não mostra políticos convocando a população para um ato em 15 de novembro; registros são de 2023
- Publicado em 8 de novembro de 2024 às 20:08
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“*15 de novembro* *VAMOS ÀS RUAS!* *ABAIXO A DITADURA!*”, diz uma das publicações com a sequência viral no Facebook, no Kwai, no X e no Threads, que contém sobreposta, ainda, a mensagem: “No país dos absurdos vamos voltar pras ruas sim!!! Dia 15 de novembro. Vai ser gigante!!!”
Na gravação, políticos e apoiadores de Bolsonaro supostamente convocam a população para uma manifestação em 15 de novembro de 2024. Na parte inicial do vídeo, Cristina Graeml (PMB), candidata à Prefeitura de Curitiba derrotada nas eleições de 2024, afirma: “Estão programando manifestação para o dia 15 de novembro. Então esperem porque o povo vai voltar para as ruas”.
Além dela, o desembargador aposentado Sebastião Coelho, o senador Rogério Marinho (PL) e o vereador Coronel Vargas (PL) aparecem na suposta convocação em 2024.
No entanto, o vídeo compilou falas de diferentes contextos e nenhuma delas se refere a um ato de 2024 no feriado da Proclamação da República.
Registros de 2023
Uma busca reversa por fragmentos da sequência de Graeml levou a uma gravação publicada no canal da Revista Oeste no YouTube em 14 de setembro de 2023. Na ocasião, durante uma participação no programa Oeste Sem Filtro, ela falou sobre as manifestações que estavam sendo programadas por bolsonaristas no feriado de 15 de novembro de 2023.
O ato mencionado por Graeml durante o programa foi reportado pela imprensa em 15 de novembro daquele ano.
Uma nova busca reversa, dessa vez por fragmentos do conteúdo que mostra o desembargador aposentado Sebastião Coelho, permitiu confirmar que o trecho utilizado na sequência viral foi retirado de um vídeo publicado pelo portal O Antagonista em seu canal no YouTube em 26 de setembro de 2023.
Na gravação, o magistrado convocava o público para manifestações contra o Supremo Tribunal Federal (STF) em 12 de outubro de 2023.
Por meio de outra busca reversa, pela parte em que aparece o senador Rogério Marinho, foi possível constatar que o trecho utilizado na peça viral foi retirado de uma entrevista coletiva concedida por ele em 26 de setembro de 2023.
O vídeo original, com a fala completa do senador, foi publicado nessa mesma data pela TV Senado, também em seu canal no YouTube. Na ocasião, Marinho falava sobre um plebiscito a respeito da criminalização do aborto no Brasil e convocou as pessoas a participarem do mesmo ato em 12 de outubro de 2023.
Registros nos meios de comunicação também mostram que, de fato, houve atos promovidos por apoiadores do ex-presidente em 12 de outubro de 2023.
Por fim, uma nova busca reversa indicou que o vídeo original com a fala do vereador Coronel Vargas foi publicado pela TV Câmara Santa Maria (RS) no YouTube em 12 de setembro de 2023, ocasião em que o político falou sobre uma suposta “cultura do medo”, que desmotivaria as pessoas a se manifestarem.
O AFP Checamos consultou as redes sociais dos protagonistas do vídeo viral (1, 2, 3, 4), e confirmou que, até a data de publicação desta verificação, nenhum deles havia convocado seus seguidores para uma manifestação em 15 de novembro de 2024.
Este texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas da CNN Brasil e da Agência Tatu. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.