Vídeo de celebração com fogos de artifício na Casa Rosada é de 2019, e não após vitória de Trump
- Publicado em 7 de novembro de 2024 às 22:18
- 3 minutos de leitura
- Por Sofia BARRAGAN, AFP Argentina
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Argentina casa rosada em festa! Pela vitória de Trump”, diz a legenda de um vídeo que circula no X, no TikTok, no Facebook, no Instagram e no Threads.
O conteúdo também circula em espanhol.
(.)
Na sequência, vê-se fogos de artifício lançados atrás da Casa Rosada, sede da Presidência argentina, perto da qual se vê um aglomerado de pessoas.
O conteúdo começou a circular após Trump derrotar a candidata democrata e vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, na eleição presidencial de 5 de novembro de 2024.
O presidente argentino, Javier Milei, apoiador do republicano, celebrou a vitória de Trump em suas redes sociais (1, 2, 3).
Mas o vídeo que circula não mostra uma celebração na Argentina pelo resultado da eleição norte-americana.
Vídeo de 2019
Uma busca reversa por fragmentos da sequência viral no Google Lens levou a uma versão mais longa da gravação publicada no YouTube, em 11 de dezembro de 2019, com o título “Fogos de artifício 10/12/2019 Casa Rosada posse Alberto Fernandez e Cristina Fernandez”, em tradução livre para o português.
Outra busca no Google com restrição de data para 10 de dezembro de 2019 e com os termos “Alberto Fernandez”, “Casa Rosada” e “fogos de artifício”, em espanhol, levou a diferentes coberturas jornalísticas da imprensa argentina sobre a celebração (1, 2, 3).
A busca também levou a outros vídeos do momento (1, 2, 3).
A celebração foi gravada momentos após a posse, frente à Assembleia Legislativa da Argentina, de Alberto Fernández como presidente do país e de Cristina Kirchner como vice-presidente.
Fernández havia ganhado as eleições de 27 de outubro de 2019 com 47,99% dos votos, em uma disputa com o então mandatário Mauricio Macri, que obteve 40,48% dos votos.
Após a cerimônia no Congresso, Fernández discursou para uma multidão na Casa Rosada, que foi palco de uma festa com música e fogos de artifícios.
O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre a eleição presidencial dos Estados Unidos em 2024.