Vídeo de celebração com fogos de artifício na Casa Rosada é de 2019, e não após vitória de Trump

Após a vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos em 5 de novembro de 2024, usuários de redes sociais interagiram mais de 60 mil vezes com um vídeo de fogos de artifício na Casa Rosada, na Argentina. Segundo as publicações, as imagens mostrariam uma comemoração pelo resultado norte-americano. No entanto, o vídeo foi gravado em 10 de dezembro de 2019 após a posse do ex-presidente argentino Alberto Fernández. 

“Argentina casa rosada em festa! Pela vitória de Trump”, diz a legenda de um vídeo que circula no X, no TikTok, no Facebook, no Instagram e no Threads

O conteúdo também circula em espanhol

Image
Captura de tela feita em 7 de novembro de 2024 de uma publicação no X
(.)

Na sequência, vê-se fogos de artifício lançados atrás da Casa Rosada, sede da Presidência argentina, perto da qual se vê um aglomerado de pessoas. 

O conteúdo começou a circular após Trump derrotar a candidata democrata e vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, na eleição presidencial de 5 de novembro de 2024. 

O presidente argentino, Javier Milei, apoiador do republicano, celebrou a vitória de Trump em suas redes sociais (1, 2, 3). 

Mas o vídeo que circula não mostra uma celebração na Argentina pelo resultado da eleição norte-americana. 

Vídeo de 2019 

Uma busca reversa por fragmentos da sequência viral no Google Lens levou a uma versão mais longa da gravação publicada no YouTube, em 11 de dezembro de 2019, com o título “Fogos de artifício  10/12/2019 Casa Rosada posse Alberto Fernandez e Cristina Fernandez”, em tradução livre para o português. 

Outra busca no Google com restrição de data para 10 de dezembro de 2019 e com os termos “Alberto Fernandez”, “Casa Rosada” e “fogos de artifício”, em espanhol, levou a diferentes coberturas jornalísticas da imprensa argentina sobre a celebração (1, 2, 3). 

A busca também levou a outros vídeos do momento (1, 2, 3). 

A celebração foi gravada momentos após a posse, frente à Assembleia Legislativa da Argentina, de Alberto Fernández como presidente do país e de Cristina Kirchner como vice-presidente. 

Fernández havia ganhado as eleições de 27 de outubro de 2019 com 47,99% dos votos, em uma disputa com o então mandatário Mauricio Macri, que obteve 40,48% dos votos. 

Após a cerimônia no Congresso, Fernández discursou para uma multidão na Casa Rosada, que foi palco de uma festa com música e fogos de artifícios. 

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre a eleição presidencial dos Estados Unidos em 2024. 

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco