Sequência de Elon Musk em reunião da Tesla é sobreposta por dublagem falsa sobre apagão em São Paulo

  • Publicado em 23 de outubro de 2024 às 21:32
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 11 de outubro de 2024, fortes chuvas atingiram o estado de São Paulo, deixando mais de três milhões de consumidores sem energia elétrica na capital paulista em um apagão que durou quase sete dias. Desde então, publicações visualizadas mais de 31 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo em que o empresário sul-africano Elon Musk parece comentar a queda de luz em São Paulo, criticando a infraestrutura da cidade. Mas a gravação possui uma dublagem falsa. No conteúdo original, Musk discursava em uma reunião de acionistas da Tesla sobre produtos e o futuro da empresa.

“Elon sobre o apagão em São Paulo”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no X, no Telegram, no TikTok e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 21 de outubro de 2024 de uma publicação no Telegram (.)

Após uma tempestade atingir a Grande São Paulo em 11 de outubro de 2024, mais de três milhões de residentes ficaram sem energia elétrica. A crise energética durou cerca de sete dias e provocou conflitos no cenário político da cidade, que se encaminha para o segundo turno das eleições municipais, disputadas por Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB).

Na sequência viral, o empresário sul-africano Elon Musk aparece vestindo uma camisa preta e uma jaqueta verde em frente a um cenário de sinais neon azuis e vermelhos. Em uma dublagem sobreposta ao vídeo, ele aparenta dizer: “Quando ouvi sobre o apagão que atingiu São Paulo, fiquei indignado. Uma cidade gigantesca em pleno século XXI parando por falta de energia?! Isso é inaceitável”.

Ele continua: “Imagine estar em casa e, de repente, tudo se apaga. Não é só a luz que vai embora, é o controle sobre a sua vida, o conforto. Parece que, num piscar de olhos, você fica à mercê de um sistema falho. Essa situação mostra a fragilidade das infraestruturas da qual dependemos diariamente. É revoltante pensar que, com toda a tecnologia disponível, cidades ainda estão vulneráveis. No Brasil, sei que vocês são resilientes, mas pergunto: até quando vão aceitar isso?”.

Contudo, as imagens do empresário foram sobrepostas por uma dublagem falsa. 

Reunião de investidores da Tesla

No vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível notar a marca d’água de um perfil no TikTok: “@redublagembr1”.

Uma busca na conta permitiu encontrar o vídeo original, publicado em 19 de outubro de 2024. Na publicação, é indicado que o criador do conteúdo marcou-o como “gerado por IA”, assim como inúmeros outros publicados em sua página (1, 2, 3). 

Uma busca reversa por fragmentos da gravação no Google conduziu a artigos e publicações de junho de 2024 (1, 2, 3), que compartilham imagens de Musk no mesmo fundo neon com a indicação de que os registros foram feitos em uma reunião de acionistas da Tesla, empresa automotiva e tecnológica do empresário sul-africano.

Uma nova pesquisa, dessa vez pelas palavras-chave, em inglês, “Tesla”, “reunião de acionistas” e “junho de 2024”, levou a uma transmissão publicada no canal da Tesla no YouTube em 13 de junho de 2024.

Na ocasião, após considerações de Brandon Ehrhart, conselheiro geral e secretário corporativo da Tesla, e Robyn Denholm, presidente do conselho administrativo, Musk discursou por cerca de uma hora sobre as conquistas recentes da empresa e os planos para o seu futuro.

O empresário abordou questões sobre energia sustentável para veículos elétricos, carros que dirigem sozinhos, o desenvolvimento do Cybertruck — espécie de caminhonete “indestrutível” — e a aplicação de inteligência artificial (IA) aos produtos da companhia.

Após a sua fala, ele respondeu a uma série de perguntas do público sobre produtos e estratégias empresariais, incluindo um comentário sobre a sua “atuação pela liberdade de expressão” nos Estados Unidos, quando Musk então falou brevemente sobre sua aquisição do X, ex-Twitter.

Entretanto, em nenhum momento ele menciona o Brasil ou a infraestrutura de São Paulo, muito menos o evento do apagão na capital paulista — ocorrido quase quatro meses após a reunião de acionistas da Tesla.

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação que utilizavam dublagens falsas sobrepostas a vídeos de Elon Musk.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco