Sequência de Elon Musk em reunião da Tesla é sobreposta por dublagem falsa sobre apagão em São Paulo
- Publicado em 23 de outubro de 2024 às 21:32
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Elon sobre o apagão em São Paulo”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no X, no Telegram, no TikTok e no Kwai.
Após uma tempestade atingir a Grande São Paulo em 11 de outubro de 2024, mais de três milhões de residentes ficaram sem energia elétrica. A crise energética durou cerca de sete dias e provocou conflitos no cenário político da cidade, que se encaminha para o segundo turno das eleições municipais, disputadas por Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB).
Na sequência viral, o empresário sul-africano Elon Musk aparece vestindo uma camisa preta e uma jaqueta verde em frente a um cenário de sinais neon azuis e vermelhos. Em uma dublagem sobreposta ao vídeo, ele aparenta dizer: “Quando ouvi sobre o apagão que atingiu São Paulo, fiquei indignado. Uma cidade gigantesca em pleno século XXI parando por falta de energia?! Isso é inaceitável”.
Ele continua: “Imagine estar em casa e, de repente, tudo se apaga. Não é só a luz que vai embora, é o controle sobre a sua vida, o conforto. Parece que, num piscar de olhos, você fica à mercê de um sistema falho. Essa situação mostra a fragilidade das infraestruturas da qual dependemos diariamente. É revoltante pensar que, com toda a tecnologia disponível, cidades ainda estão vulneráveis. No Brasil, sei que vocês são resilientes, mas pergunto: até quando vão aceitar isso?”.
Contudo, as imagens do empresário foram sobrepostas por uma dublagem falsa.
Reunião de investidores da Tesla
No vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível notar a marca d’água de um perfil no TikTok: “@redublagembr1”.
Uma busca na conta permitiu encontrar o vídeo original, publicado em 19 de outubro de 2024. Na publicação, é indicado que o criador do conteúdo marcou-o como “gerado por IA”, assim como inúmeros outros publicados em sua página (1, 2, 3).
Uma busca reversa por fragmentos da gravação no Google conduziu a artigos e publicações de junho de 2024 (1, 2, 3), que compartilham imagens de Musk no mesmo fundo neon com a indicação de que os registros foram feitos em uma reunião de acionistas da Tesla, empresa automotiva e tecnológica do empresário sul-africano.
Uma nova pesquisa, dessa vez pelas palavras-chave, em inglês, “Tesla”, “reunião de acionistas” e “junho de 2024”, levou a uma transmissão publicada no canal da Tesla no YouTube em 13 de junho de 2024.
Na ocasião, após considerações de Brandon Ehrhart, conselheiro geral e secretário corporativo da Tesla, e Robyn Denholm, presidente do conselho administrativo, Musk discursou por cerca de uma hora sobre as conquistas recentes da empresa e os planos para o seu futuro.
O empresário abordou questões sobre energia sustentável para veículos elétricos, carros que dirigem sozinhos, o desenvolvimento do Cybertruck — espécie de caminhonete “indestrutível” — e a aplicação de inteligência artificial (IA) aos produtos da companhia.
Após a sua fala, ele respondeu a uma série de perguntas do público sobre produtos e estratégias empresariais, incluindo um comentário sobre a sua “atuação pela liberdade de expressão” nos Estados Unidos, quando Musk então falou brevemente sobre sua aquisição do X, ex-Twitter.
Entretanto, em nenhum momento ele menciona o Brasil ou a infraestrutura de São Paulo, muito menos o evento do apagão na capital paulista — ocorrido quase quatro meses após a reunião de acionistas da Tesla.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação que utilizavam dublagens falsas sobrepostas a vídeos de Elon Musk.
Referências
- Vídeo publicado no TikTok em 19 de outubro de 2024
- Notícias sobre a reunião de investidores da Tesla de junho de 2024 (1, 2, 3)
- Transmissão publicada no YouTube em 13 de junho de 2024