A Coca-Cola não suspendeu uma parceria com Taylor Swift após a cantora apoiar Kamala Harris

Após o debate de 10 de setembro de 2024 entre os candidatos à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump e Kamala Harris, a cantora Taylor Swift anunciou seu apoio à candidata democrata. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 2 mil vezes nas redes sociais alegam que a Coca-Cola encerrou sua parceria com a artista devido ao seu posicionamento político. No entanto, as alegações têm como origem uma publicação satírica, e um representante da empresa confirmou à AFP que as alegações são falsas.

“Coca-Cola encerra parceria de longo prazo com Taylor Swift: ‘Discordamos de seu endosso’ Foi apoiar Kamala se ferrou”, diz uma publicação feita no Telegram. O conteúdo circula também no Facebook.

Alegações semelhantes circulam em inglês e em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 25 de setembro de 2024 de uma publicação no Telegram (.)

Swift anunciou seu apoio a Harris em uma publicação feita em seu perfil no Instagram após o debate presidencial de 10 de setembro. No texto, a cantora assegura que votará pela candidata democrata e atual vice-presidente dos Estados Unidos nas eleições de 5 de novembro.

A artista havia permanecido em silêncio até então a respeito da disputa, mas afirmou que sentiu a necessidade de expor seu posicionamento após ver imagens manipuladas e criadas com inteligência artificial que a mostravam apoiando Donald Trump.

Desde seu pronunciamento a favor de Harris, Swift virou alvo de diversas peças de desinformação. Dentre elas, circula o suposto rompimento comercial com a marca de bebidas Coca-Cola.

Coca-Cola não encerrou sua relação com Swift

Uma busca no Google e nas redes sociais pelos termos em inglês “Coca-Cola termina Taylor Swift” trouxe como publicação mais antiga uma postagem feita no Facebook, em 14 de setembro de 2024, pelo perfil SpaceX Fanclub. O próprio conteúdo, porém, explica que trata-se de uma “publicação satírica”.

Além disso, a publicação inclui um link para um artigo publicado na página Esspots sobre o suposto rompimento comercial entre a Coca-Cola e a artista. Ao final do texto, há uma nota reforçando: “Isto é uma sátira, não é verdade”.

O site Esspots se autodescreve como um “destino único para notícias e comentários satíricos”. Além disso, em sua seção Sobre Nós, o site afirma que sua equipe está dedicada a escrever conteúdos falsos. “Nossa equipe de escritores e editores se dedica a trazer a você o que há de melhor e mais recente em notícias falsas e absurdas, tudo com uma boa dose de humor e sátira”, diz a mensagem.

Além disso, um porta-voz da Coca-Cola confirmou à AFP em 19 de setembro que a afirmação viral é falsa.

Swift teve uma parceria comercial com a Coca-Cola em 2013 e apareceu em um anúncio em 2014. A AFP não encontrou informações de outras fontes a respeito de um cancelamento recente de contrato entre a artista e a empresa.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco