Filmagem de hotel chinês sendo atingido por uma tempestade não foi feita durante o supertufão Yagi

Em setembro de 2024, o supertufão Yagi atingiu ao menos seis países do Sudeste Asiático, provocando graves inundações e deixando centenas de mortos. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 1 milhão de vezes nas redes sociais compartilham um vídeo com a alegação de que seria um registro de funcionários tentando segurar as portas de um hotel no Vietnã durante a passagem do tufão. Mas a filmagem original foi feita no saguão de um hotel da cidade chinesa de Shenzhen durante uma tempestade em agosto — semanas antes do início do Yagi.

“Funcionários do hotel vietnamita tentam manter as portas fechadas, castigadas pelas fortes rajadas de vento do supertufão Yagi”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no Kwai, no Bluesky e no Telegram.

Algumas das postagens alegam que a sequência teria sido feita durante a passagem do Yagi na China. Conteúdos similares circulam em chinês, inglês, francês, espanhol e tailandês.

Image
Captura de tela feita em 11 de setembro de 2024 de uma publicação no Telegram (.)

As publicações são compartilhadas após a passagem do supertufão Yagi na ilha Hainan, localizada no sul da China, em 6 de setembro de 2024. A tempestade então se alastrou pelo norte do Vietnã, onde deixou mais de 200 mortos.

O tufão — o mais poderoso a atingir o Vietnã em 30 anos, de acordo com meteorologistas — derrubou pontes, arrancou telhados de prédios, danificou fábricas e provocou inundações e deslizamentos de terras devastadores, que também afetaram regiões de Mianmar, do Laos e da Tailândia.

Contudo, a sequência viral foi feita semanas antes do início do ciclone.

Tempestade em Shenzhen

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google em conjunto com pesquisas por palavras-chave, em chinês, conduziu ao conteúdo publicado em 7 de agosto de 2024 no site de compartilhamento de vídeos Bilibili.

Na legenda, é indicado: “Reportado em 7 de agosto, nove funcionários de hotel em Shenzhen trabalham juntos para segurar as portas do saguão durante uma súbita tempestade”.

Image
Comparação feita em 11 de setembro de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e do vídeo publicado na plataforma Bilibili (.)

A sequência também foi publicada por outros portais chineses em agosto de 2024 (1, 2).

Aos 10 segundos da filmagem, é possível ver uma faixa vermelha com caracteres chineses, que indicam: “Delegacia de Polícia de Longcheng”, referente a uma área residencial na cidade de Shenzhen. O cartaz também inclui um número de telefone para a delegacia local: “28144110”.

Com base nessa localização, a AFP realizou buscas que indicaram que o hotel visto na gravação é o Kai Long International. Uma imagem do saguão do hotel disponível no site de turismo ctrip.com mostra os mesmos elementos do local visto nas filmagens:

Image
Comparação feita em 11 de setembro de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no Telegram (E) e a imagem publicada do hotel Kai Long International no site ctrip.com (.)

Segundo a agência meteorológica de Shenzhen, em 5 e 6 de agosto, a cidade emitiu alertas amarelos de tempestades para vários distritos, incluindo Longcheng — um subdistrito de Longhua.

Veículos locais da província chinesa de Guangdong também reportaram que muitos distritos de Shenzhen foram atingidos por fortes chuvas em 6 de agosto.

O sul da China é alvo frequente de tufões sazonais que se formam no oceano ao leste das Filipinas e se deslocam para o oeste.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco