Vídeo mostra manifestação de 7 de setembro de 2021 na Paulista, e não ato de 9 de junho de 2024

  • Publicado em 12 de junho de 2024 às 15:48
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 9 de junho de 2024, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram em um ato na Avenida Paulista para pedir o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 462 mil vezes nas redes sociais alegam que um vídeo de uma multidão em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) seria um registro da manifestação. Contudo, o conteúdo original exibe um ato realizado pelo ex-mandatário em 7 de setembro de 2021.

“Só digo uma coisa: Se sem Bolsonaro já foi assim, imagina com ele no pedaço. A mudança na mentalidade do brasileiro é visível e crescente”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Threads, no X, no TikTok e no Kwai.

O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 10 de junho de 2024 de uma publicação no X (.)

Na sequência, uma multidão ocupa a Avenida Paulista, em frente ao Masp, diante de um caminhão com uma faixa escrita a palavra “Freedom”, ou “liberdade”, em inglês. É possível ouvir ruídos de gritos e vuvuzelas, assim como falas ininteligíveis propagadas por caixas de som.

Os dizeres “Avenida Paulista 9/6/2024” e “ato fora Lula e fora Alexandre de Moraes” estão sobrepostos ao vídeo, em referência ao ato de 9 de junho de 2024, quando apoiadores de Jair Bolsonaro se manifestaram na Avenida Paulista para pedir o impeachment do presidente Lula e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Contudo, o conteúdo viralizado não é um registro atual, mas uma gravação de uma manifestação em 7 de setembro de 2021.

Vídeo de 2021

Na filmagem viral, é possível identificar a marca d’água de um usuário no Kwai: “@BOLSOMINIONS”.

Uma busca no perfil levou a uma versão mais longa do conteúdo sem indicação de data, publicada em 2 de agosto de 2022, com a legenda “Bolsonaro na avenida Paulista”.

Nesta versão, é possível ouvir a voz de Jair Bolsonaro, que não esteve presente nas manifestações de 9 de junho.

Nessa sequência mais longa, o então mandatário afirma: “Deus nunca disse para Israel: ‘Fica em casa que eu luto por você’. Ele sempre disse: ‘Vai à luta que eu estou com você’. Agradeço a Deus pela minha vida e também a ele que pelas mãos de 60 milhões de pessoas me colocaram nessa missão de conduzir o destino da nossa nação”.

Image
Comparação feita em 10 de junho de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no Kwai (E) e outra no X (.)

Uma pesquisa pelas palavras-chave do discurso conduziu a uma reportagem de 7 de setembro de 2021, em que a fala de Bolsonaro é reproduzida na íntegra. Na ocasião, o ex-presidente organizara uma manifestação pró-governo também na Avenida Paulista, durante a qual criticou Alexandre de Moraes e o sistema eleitoral brasileiro.

Outras matérias sobre o evento de 2021 mostram o mesmo caminhão com o cartaz “Freedom” visto nas imagens virais.

Além disso, assim como indicam alguns usuários nas redes sociais, os pilares vermelhos do Masp vistos na gravação viral também evidenciam que ela não foi feita em 9 de junho, já que o museu está em processo de restauração desde abril de 2024.

Apesar de já terem sido repintados, registros do ato mostram que os pilares se encontravam cobertos por lonas cinzas e tapumes no momento da manifestação.

Image
Comparação feita em 11 de junho de 2024 entre as capturas de tela de uma publicação no X (E) e uma fotografia de junho de 2024 no Google Maps (.)

O AFP Checamos já verificou outra alegação sobre a manifestação de 9 de junho de 2024 na Avenida Paulista.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco