Trump não alertou sobre a mpox ser uma "desculpa" para fraude eleitoral; ele se referia à covid-19
- Publicado em 26 de agosto de 2024 às 15:45
- Atualizado em 27 de agosto de 2024 às 14:32
- 3 minutos de leitura
- Por Roxana ROMERO, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“URGENTE: Trump sobre a varíola dos macacos coincidir com as eleições de 2024. ‘Querem reiniciar a histeria do Covid para que possam justificar bloqueios, mais censura, votos ilegais via correios e trilhões de dólares pagos a aliados políticos às vésperas das eleições de 2024. Isso te soa famíliar?’”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no X e no Telegram.
O conteúdo também circula em inglês e espanhol.
Em 14 de agosto de 2024, a OMS declarou uma emergência internacional de saúde pública devido à recente propagação de uma variante do vírus mpox, chamada de “clado 1b” e detectada na República Democrática do Congo (RDC), na África, desde setembro de 2023.
A nova variante “1b” é derivada do clado 1 — que circula há décadas no continente africano —, que registra maior taxa de mortalidade do que o clado 2, principal responsável pelo surto da doença ocorrido em maio de 2022.
Até o momento, a RDC registrou mais de 16 mil casos e 540 óbitos.
Contudo, apesar de o vídeo viral mostrar Trump afirmando que haverá fraude eleitoral devido a medidas de contenção de epidemias, como o confinamento, em nenhum momento ele menciona a mpox.
Trump alertou para uma fraude eleitoral por covid-19
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google conduziu à publicação original, feita em 30 de agosto de 2023 no perfil de Trump no X.
To every COVID tyrant who wants to take away our Freedom, hear these words—WE WILL NOT COMPLY!
— Donald J. Trump Posts From His Truth Social (@TrumpDailyPosts) August 30, 2023
(Donald J. Trump Truth Social Post 02:33 PM EST 8/30/23) pic.twitter.com/AGiV7d7jrf
A pesquisa também levou a diferentes matérias de agosto de 2023 que reportavam as declarações do ex-presidente (1, 2).
Na gravação, Trump diz: “Os lunáticos de esquerda estão tentando com muito esforço trazer de volta os confinamentos e restrições contra a covid-19 com todo o alarmismo repentino deles sobre as novas variantes que estão chegando”.
Ele continua, afirmando que “querem reiniciar a histeria pelo covid-19 para poder justificar mais confinamentos, mais censura, mais urnas ilegais, mais votos pelo correio e trilhões de dólares em pagamentos para seus aliados políticos frente às eleições de 2024”.
Trump acrescenta que as eleições de 2020 teriam sido manipuladas graças ao confinamento, e que estariam tentando fazer o mesmo com “a eleição mais importante da história do nosso país, a eleição de 2024”.
Por fim, o atual candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos promete na gravação que, quando voltar à Casa Branca, cortará os fundos federais de qualquer escola, universidade, companhia aérea ou sistema de transporte público que imponha obrigações de uso de máscara ou de vacinação.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre o recente surto de mpox.
Referências
- Anúncio da OMS sobre a declaração de emergência internacional de saúde pública pelo surto de mpox em agosto de 2024
- Vídeo publicado na conta de Donald Trump no X em 30 de agosto de 2023
- Reportagens sobre as declarações de Trump em agosto de 2023 (1, 2)
27 de agosto de 2024 Acrescenta etiqueta relacionada à mpox.