É falsa a notícia sobre Janja ter encomendado um “ritual de candomblé” para reduzir o dólar
- Publicado em 8 de julho de 2024 às 18:20
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Janja encomenda ritual de candomblé para reduzir dólar, diz assessor do PT”, lê-se no título supostamente publicado na coluna do jornalista Fábio Zanini, no jornal Folha de S.Paulo. A imagem circula no Facebook, no X e no Instagram.
Logo abaixo da manchete, há também um subtítulo: “Presidente do partido diz que primeira-dama é ‘referência na luta por mais mulheres nos espaços públicos’”.
Uma busca por esse exato subtítulo, entre aspas, no Google, localizou a notícia publicada no site do jornal, porém com outra manchete: “PT quer participação de Janja para reforçar candidaturas de mulheres nas eleições”.
Todos os demais elementos da página correspondem aos da imagem viral:
Uma pesquisa dentro do site da Folha de S.Paulo com os termos “Janja” e “candomblé” não trouxe nenhuma notícia semelhante. Uma consulta à plataforma Wayback Machine, que armazena versões antigas de páginas na internet, também não mostrou nenhuma URL publicada pelo Painel da Folha com os termos correspondentes.
Em 3 de julho, o veículo negou que tivesse publicado o conteúdo e ressaltou que, segundo a assessoria de imprensa do PT e da primeira-dama, a mensagem do título é igualmente falsa.
Coluna Painel, da Folha, não publicou que Janja recorreu ao candomblé para reduzir dólarhttps://t.co/XvNjtbfyPp
— Folha de S.Paulo (@folha) July 3, 2024
Montagens como essa podem ser feitas alterando o código HTML de uma página. Esse tipo de manipulação só é capaz de modificar o que é exibido no computador da pessoa que a realizou, mas é o suficiente para que seja feita uma captura de tela e, assim, difundir conteúdos falsos.
A montagem circulou em um contexto de desvalorização do real frente ao dólar no final de junho. No dia 4 de julho, porém, a moeda norte-americana apresentou uma queda após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciar um corte de R$ 25,9 bilhões no orçamento.
O AFP Checamos já verificou um conteúdo falso relacionado à primeira-dama e outra religião de matriz africana, a umbanda.