Filmagem de granizo atingindo carros não foi feita no Arkansas em 2024, mas na Romênia em 2019

  • Publicado em 24 de junho de 2024 às 15:36
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
No final de maio de 2024, diversos relatos de granizo, ventos fortes e tempestades no Arkansas, nos Estados Unidos, circularam pelas redes sociais e jornais locais. No entanto, um vídeo em que grandes blocos atingem carros estacionados vistos através de uma janela não foi registrado no estado norte-americano em junho passado, ao contrário do que alegam publicações visualizadas mais de 8 mil vezes nas redes sociais. A sequência foi filmada em maio de 2019 na cidade de Zalau, na Romênia, durante fortes chuvas.

“Estranho granizo foi relatado em Arkansas - o mundo não é mais como antes”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no Telegram.

O conteúdo também circula em inglês e espanhol.

Image
Captura de tela feita em 20 de junho de 2024 de uma publicação no X (.)

No final de maio de 2024, tempestades intensas de granizo atingiram a região central do Arkansas, nos Estados Unidos, causando danos em plantações (1, 2). Em reportagens sobre o incidente, o fenômeno foi descrito como “granizo do tamanho de bolas de beisebol”.

No vídeo viral, gravado através de uma janela, é possível ver grandes pedaços escuros do que é indicado pelos usuários como granizo caindo em cima de carros estacionados. Sobrepostos à sequência, estão os dizeres, em francês, “O que está acontecendo?” e “Arkansas”, ao lado de um emoji da bandeira dos Estados Unidos.

Contudo, a gravação, que já foi tema de desinformação em 2020, não foi feita no estado norte-americano durante as tempestades de maio de 2024, mas em uma cidade romena em 2019.

Vídeo de 2019

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a uma publicação de 30 de maio de 2019 no Facebook.

A legenda, em espanhol, diz: “#VídeoHOJE: CHUVA DE GRANIZO ATERRORIZANTE! Na cidade de Zalau, Romênia, ocorreu uma chuva de granizo provavelmente nunca antes vista. O fenômeno causou assombro, pois o que parecia cair eram pedras ou bolas de golfe com muita força, ao ponto de desfolhar árvores e destroçar inúmeros carros. Risco extremo foi ativado na zona”.

A pesquisa também conduziu ao mesmo vídeo publicado em 4 de junho de 2019 no YouTube, intitulado, em inglês, “Forte tempestade de granizo atinge a Romênia”. Na descrição da publicação, é indicado que a sequência mostraria telhas caindo com o impacto das pedras de gelo.

Uma nova busca reversa, dessa vez por fragmentos do vídeo publicado no YouTube, que mostra imagens mais amplas na horizontal, levou a um artigo publicado em 28 de maio de 2019 no site de notícias da empresa de televisão romena PRO TV SRL.

A matéria, intitulada, em romeno, “Devastação em Sălaj após ALERTA VERMELHO de tornado. O granizo feriu pessoas e quebrou para-brisas”, explica que muitos ficaram feridos após uma queda de granizo em Zalau, com tempestades também atingindo outras cinco localidades.

A reportagem também compartilha o vídeo viralizado, indicando a autoria de Răzvan Botăreanu no canto superior direito da imagem:

Image
Comparação feita em 21 de junho de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no X (E) e de um artigo da empresa romena PRO TV SRL (.)

Outros usuários que compartilharam a sequência viral em 2019 também creditaram Botăreanu como o autor do conteúdo (1, 2, 3).

Uma pesquisa por “Răzvan Botăreanu” no Google conduziu a uma segunda reportagem da PRO TV SRL, publicada em 8 de agosto de 2023, na qual ele é descrito como um “caçador de tempestades”, que observa, captura e compartilha imagens de fenômenos como esse nas redes sociais.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco