Vídeo foi cortado para mostrar Biden tentando se sentar em uma cadeira “inexistente”
- Publicado em 11 de junho de 2024 às 18:18
- 3 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Roxana ROMERO
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O presidente dos EUA, Joe Biden, tentava sentar-se em uma cadeira inexistente durante a comemoração do 80º aniversário do Dia D no Cemitério Americano da Normandia”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X, no Kwai e no Telegram.
Alegações similares circulam em inglês e espanhol.
Em 6 de junho de 2024, foi realizada a comemoração do 80º aniversário do Desembarque na Normandia, que contribuiu para a libertação da Europa da ocupação nazista. Estiveram presentes no evento o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu homólogo francês, Emmanuel Macron, entre outras autoridades.
Durante a cerimônia, Biden afirmou que o Dia D evidenciava a necessidade de alianças internacionais, mencionou a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e prometeu seguir apoiando a Ucrânia na luta contra a Rússia.
“A democracia corre mais perigo no mundo do que em qualquer momento desde o fim da Segunda Guerra Mundial”, disse o mandatário.
Na sequência viralizada, Joe Biden aparece em pé ao lado de sua esposa, Jill Biden, do presidente francês, Emmanuel Macron, e da primeira-dama francesa, Brigitte Macron. Após cumprimentar Macron, Biden se inclina como se fosse se sentar em uma cadeira, e permanece assim por alguns segundos.
Vídeo cortado
Uma busca no YouTube pelas palavras-chave, em inglês, “Biden”, “Macron” e “Dia D”, levou à transmissão completa da celebração, publicada pelo jornal britânico The Times.
O momento em que Biden começa a se abaixar pode ser visto em 4:16:27, pouco antes de o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, tomar a palavra.
As imagens da transmissão do The Times mostram que Biden começou a se inclinar para sentar quando a música parou de tocar, mas fez uma pausa para esperar a apresentação de Austin.
Finalmente, quando o nome do secretário foi anunciado, o mandatário se sentou completamente, assim como a primeira-dama norte-americana, o presidente francês e a sua esposa, Brigitte.
O trecho viral foi editado para omitir a parte em que Biden de fato se senta.
Fotografias do evento também registram Biden sentado em sua cadeira ao lado de Macron.
A AFP entrou em contato com a assessoria de imprensa da Casa Branca, mas não obteve resposta até a publicação desta checagem.
O AFP Checamos já verificou outros vídeos distorcidos de Biden que tentavam caracterizar o democrata como senil, confuso e incapaz, às vésperas das eleições presidenciais de novembro.