Governador do RS foi a show de Ivete Sangalo durante chuvas em 2023, não em 2024

  • Publicado em 22 de maio de 2024 às 21:11
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta um estado de calamidade pública em 2024, usuários compartilham nas redes sociais um vídeo sobre a ida do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), a um show de Ivete Sangalo em São Paulo. As publicações sugerindo que o episódio seria atual somam centenas de interações desde 17 de maio de 2024. Mas a gravação é de outubro de 2023, quando o governador, de fato, esteve em uma apresentação da cantora durante uma outra emergência climática que atingiu o estado.

“Com o Rio Grande do Sul debaixo d'água e destruído, Eduardo Leite e seu marido, viajam para São Paulo para assistir o show de Ivete Sangalo”, diz uma das publicações que compartilham a sequência no Facebook, no Instagram, no TikTok e no X.

Image
Captura de tela feita em 20 de maio de 2024 de uma publicação no X (.)

No vídeo que acompanha as publicações, um apresentador diz que o Rio Grande do Sul está em calamidade “por causa das chuvas” e questiona: “Onde o governador estava neste fim de semana?”. Ao fundo, uma mulher responde: “No show da Ivete” - informação que é corroborada por ele na sequência: “No show da Ivete em São Paulo”.

O apresentador então prossegue: “O episódio se deu enquanto o Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade pública por conta de um ciclone que atingiu a região”

Nas redes sociais, usuários compartilham a gravação sugerindo ser atual, durante as enchentes que causam devastação no Rio Grande do Sul desde o final de abril. Segundo a Defesa Civil, os temporais já provocaram mais de 160 mortes e afetaram mais de 2 milhões de pessoas. Por conta disso, o governador decretou estado de calamidade pública em 1º de maio de 2024.

No entanto, a gravação não ocorreu em meio à atual calamidade.

Presença em show durante enchentes de 2023

Uma busca por palavras-chave no Google com os termos “Eduardo Leite” e “show da Ivete Sangalo” levou a matérias de meios de comunicação (1, 2) informando sobre a presença do governador em uma apresentação da cantora em 30 de setembro de 2023, durante uma outra enchente que afetou o estado.

Os portais informaram que Eduardo Leite foi ao evento após um ciclone provocar a terceira maior enchente já registrada em Porto Alegre. As chuvas causaram a morte de mais de 40 pessoas e danos em pelo menos 87 municípios. Na ocasião, também foi decretado estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

A mesma pesquisa também indicou um vídeo do portal Metrópoles com o registro da participação do governador no show da cantora em setembro de 2023.

Uma nova busca por palavras-chave no Google com o termo “Brado” — que pode ser lido no microfone do apresentador visto no vídeo viralizado —, filtrando por datas próximas às notícias encontradas, levou a um vídeo difundido por uma emissora de rádio de mesmo nome em 2 de outubro de 2023. 

Ao assistir o programa, foi possível confirmar ser a mesma edição utilizada no trecho do vídeo viral, que começa a partir de 1:18:11

Uma pesquisa no Google mostrou que Ivete Sangalo não realizou nenhuma apresentação em São Paulo até o momento em 2024. O próximo show que estava programado para a capital paulista ocorreria em 21 de dezembro de 2024, mas foi cancelado após o anúncio do fim da turnê em comemoração aos seus 30 anos de carreira.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos com desinformação sobre a calamidade no Rio Grande do Sul em 2024 (1, 2).

Conteúdo semelhante foi checado pelo Estadão Verifica e pela Reuters.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco