Vídeo viral de turbulência não foi gravado em voo da Singapore Airlines, e sim em 2019 na Europa
- Publicado em 22 de maio de 2024 às 21:26
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“TURBULÊNCIA EM VOO MATA UM E FERE 30. O avião envolvido no incidente é um Boeing 777-300ER, transportando 211 passageiros e 18 tripulantes, e estava a caminho de Singapura quando precisou fazer um pouso de emergência”, diz uma das publicações feitas no X. O vídeo também circula no Facebook, no Instagram, no Threads, no YouTube, no Telegram e no Kwai.
No mesmo dia 21 de maio, um trecho desse vídeo também foi publicado pela TV Miramar, do grupo Record.
As cenas também foram exibidas pelo telejornal Bom Dia Brasil, do Grupo Globo, que posteriormente corrigiu-se e informou que as imagens não correspondiam ao acidente da Singapore Airlines.
As imagens também circularam em publicações em inglês, chinês, tailandês, birmanês e espanhol.
A gravação, de 20 segundos, mostra o interior de uma aeronave. Em determinado momento, uma pessoa é arremessada ao teto e diversos itens caem em cima de passageiros sentados.
Na versão do vídeo compartilhado no X, é possível ver o símbolo do canal Sky News e, nos primeiros segundos, o nome “Mirjeta Basha”.
Uma pesquisa no Google pelos termos, em inglês, “Mirjeta Basha Sky News avião turbulência” levou a uma versão mais longa do mesmo vídeo, publicado em 17 de junho de 2019 no YouTube.
Segundo a descrição da sequência publicada na plataforma, as imagens mostram uma “turbulência violenta a bordo de um voo de Pristina [Kosovo] para o EuroAirport Basel em 16 de junho”, que fez com que uma comissária de bordo e seu carrinho fossem arremessados ao teto da aeronave. “Mirjeta Basha gravou este vídeo a bordo do voo da ALK Airlines”, acrescenta o texto.
A mesma pesquisa no Google também trouxe diversas matérias de veículos estrangeiros, publicadas em junho de 2019, a respeito do incidente (1, 2, 3).
Segundo as informações publicadas pela imprensa, o voo em questão ia do Kosovo para a Suíça, e dez pessoas ficaram feridas com o ocorrido. Assim como na descrição do vídeo publicado no YouTube, as matérias informam que o vídeo foi gravado pela passageira Mirjeta Basha, que estava a bordo do Boeing 737 na ALK Airlines.
Já a turbulência enfrentada no voo da Singapore Airlines, em 21 de maio de 2024, ocorreu a bordo de um Boeing 777, como reportado pela AFP. Tratam-se de dois modelos diferentes de aeronaves, como informa o site da corporação.
Referências
- Vídeo publicado em junho de 2019 no YouTube
- Matérias publicadas em junho de 2019 a respeito do incidente envolvendo a ALK Airlines (1, 2, 3)
- Matéria da AFP a respeito do incidente de 21 de maio de 2024 envolvendo a Singapore Airlines