Foto de projeção em edifício de Nova York foi modificada para incluir pedido de prisão a Lula

  • Publicado em 16 de abril de 2024 às 22:08
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
É falso que o edifício Chrysler em Nova York tenha recebido uma projeção que pede a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como apontam publicações com mais de 12 mil interações que voltaram a circular nas redes sociais em abril de 2024. Na realidade, em 2022 foi projetada no prédio uma mensagem de apoio a Lula, que disputava a eleição presidencial com Jair Bolsonaro (PL). O registro da iniciativa agora foi modificado para adicionar os dizeres “in jail” (na cadeia, em português). 

“QUE MARAVILHA! O EDIFÍCIO CRYSLER  EM NOVA IORQUE,  PROJETA PARA O MUNDO UMA ESCRITA QUE DIZ QUE O MUNDO PRECISA DE LULA  NA CADEIA ,NÃO ESTAMOS MAIS SÓS NESSA LUTA”, diz a legenda que acompanha a foto no X, no Telegram, no Kwai, no Instagram e no Facebook

O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 15 de abril de 2024 de uma publicação no X (.)

A foto mostra um edifício com a projeção “The world needs Lula in jail”, que em tradução para o português significa: “O mundo precisa de Lula na prisão”

Mas, na verdade, a imagem viral foi modificada para incluir as palavras “in jail”

Uma busca no Google pela frase “the world needs Lula” retornou com uma publicação feita em 29 de outubro de 2022 no perfil ClimaInfo. O vídeo mostra uma projeção no edifício Chrysler em apoio ao presidente, como aponta a legenda. 

No registro, a mensagem é projetada de forma diferentes, mas em nenhum momento é visto o complemento “in jail”, que circula nas postagens virais. 

Uma comparação entre as publicações permitiu identificar que as palavras foram adicionadas no registro original, que apresenta similaridades com o viral:  

Image
Comparação com captura de tela feita em 15 de abril de 2024 entre uma publicação no X (E) e outra na plataforma no perfil ClimaInfo de 2022 (.)

Uma busca reversa com a imagem também levou a outras publicações de 2022 que compartilham a projeção original (1,2,3). No entanto, a publicação do ClimaInfo é a mais antiga.

Nenhuma das buscas levou a alguma imagem ou vídeo da projeção com menção à prisão do petista. 

A foto viral com os dizeres modificados começou a circular nas redes sociais dias depois da projeção do conteúdo original no prédio. Na época, Lula e o então mandatário Jair Bolsonaro (PL) disputavam a eleição presidencial.

Em 2022, o ClimaInfo afirmou ao Estadão Verifica que a projeção favorável a  Lula foi feita em 28 de outubro daquele ano e durou cerca de meia hora.

Segundo a organização, a iniciativa partiu de “ativistas brasileiros, norte-americanos e ingleses, que entenderam a repercussão global da eleição brasileira e, como sabem que seriam afetados pelo resultado, mas não poderiam votar, quiseram dar seu recado”. O portal também informou que os responsáveis pediram para não serem identificados.

A mesma projeção já foi verificada pela AFP anteriormente (1, 2). 

Esse texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do Estadão Verifica e do Plural Curitiba. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.

 

Referências  

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco