Vídeo mostra fãs de Louis Tomlinson na Argentina, e não israelenses correndo para bunkers
- Publicado em 16 de abril de 2024 às 21:58
- 4 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Israelenses correndo para bunkers”, aponta trechos da legenda que acompanha o vídeo no Telegram, no X, no Kwai, no Facebook e no Instagram.
A mesma alegação também circula em outros idiomas, como inglês e espanhol, e foi compartilhada pela agência russa Sputnik.
A filmagem mostra uma multidão gritando e correndo em uma rua à noite e viralizou após um ataque sem precedentes do Irã a Israel, em 13 de abril de 2024. O episódio foi uma resposta ao ataque que atingiu o consulado iraniano em Damasco, na Síria, em 1 de abril, atribuído a Israel, que prometeu responder.
O episódio elevou as tensões no Oriente Médio seis meses após o início da guerra entre o Hamas e Israel. Em Jerusalém, diversos moradores correram para se proteger da ofensiva iraniana. Mas, diferentemente do que as publicações virais apontam, a gravação não mostra israelenses fugindo para bunkers.
Uma busca reversa com fragmentos da sequência não permitiu encontrar a origem da filmagem, mas uma publicação no X recebeu uma nota de comunidade informando que a cena foi gravada na Argentina. Em postagens em outros idiomas com a alegação, internautas informaram que, na realidade, o vídeo mostra uma multidão de fãs aguardando o cantor britânico Louis Tomlinson (1, 2) no início de abril.
Com essa informação, foi possível localizar geograficamente o hotel Four Seasons, onde o artista estava hospedado. Ao comparar imagens do Google Maps do hotel e da sequência viral, é possível identificar similaridades entre a faixa de pedestres, edifícios, placas e outros elementos:
A gerente de relações públicas do hotel, Delfina Daponte, confirmou à AFP em e-mail enviado em 15 de abril que o vídeo mostra “nossa propriedade localizada em Buenos Aires, na Argentina”.
Ela complementou: “Havia fãs esperando por uma celebridade que se hospedou no hotel há dois finais de semana. Nada a ver com Israel”.
Registros compartilhados nas redes sociais por fãs mostram Tomlinson no hotel (1, 2) se encontrando com uma multidão, em uma paisagem similar à vista no vídeo viral.
O cantor esteve na América Latina e visitou Buenos Aires para promover a sua turnê Faith in The Future, que passará pela Argentina em 18 de maio.
A conta oficial de Tomlinson no TikTok também compartilhou um vídeo, em 7 de abril de 2024, do encontro do artista com fãs do lado de fora do hotel.
@lthqofficial Meeting fans in Buenos Aires, Argentina. Louis will be back next month performing at Velez Sarsfield on his #FITFLatinAmerica♬ original sound - lthqofficial
A cena viral parece ter sido gravada em 6 de abril de 2024, de acordo com as publicações feitas por fãs e pelo portal argentino Infobae, que publicou nesse dia uma matéria sobre a chegada de Tomlinson à Argentina.
Segundo o meio de comunicação, houve gritaria de uma multidão de fãs quando o cantor chegou ao aeroporto e quando esteve do lado de fora do Four Seasons para tirar fotos e autografar objetos.
A AFP tentou contato com o empresário do cantor, mas não obteve retorno até o momento.
Outras alegações sobre o Oriente Médio foram verificadas anteriormente pelo AFP Checamos.
Referências
- Localização do Four Seasons no Google Maps
- Publicações no X desmentindo a alegação (1, 2)
- Publicações de fãs sobre a visita de Louis Tomlinson (1, 2)
- Publicação oficial de Louis Tomlinson
- Notícia do Infobae sobre passagem de Louis Tomlinson pela Argentina