Projeção em apoio a Lula em prédio de Nova York é de outubro de 2022, não de setembro de 2023

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 21 de setembro de 2023 às 21:44
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma gravação em que a frase “O mundo precisa de Lula” é projetada no edifício Chrysler, em Nova York, não foi feita em setembro de 2023. Desde a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à cidade norte-americana em 16 de setembro, usuários compartilharam mais de 9,2 mil vezes o vídeo como se as imagens fossem atuais. Mas a projeção ocorreu em outubro de 2022, no contexto das eleições gerais do Brasil nas quais Lula foi eleito.

“Projeção é posta em um prédio de Nova York com a frase: ‘O mundo precisa de Lula’. Agora sim temos um presidente”, lê-se em um dos vídeos compartilhados no TikTok. O conteúdo circula também no Facebook, no Instagram, no Kwai e no X (antes Twitter).

Image
Captura de tela feita em 21 de setembro de 2023 de uma publicação no TikTok ( .)

O vídeo viral, verificado pelo projeto Comprova — iniciativa de verificação da qual o AFP Checamos faz parte —, circula em meio à viagem de Lula a Nova York. Lá, o petista discursou na 78ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e participou de encontros com outros líderes (1, 2).

A sequência mostra o edifício Chrysler, em Nova York, com projeções que dizem “The world needs Lula” (“O mundo precisa de Lula”, em tradução livre).

Pesquisas por esses termos no Google levaram a uma publicação feita em 29 de outubro de 2022 pelo perfil da organização ClimaInfo no X (antes Twitter), que continha a mesma sequência viral.

Buscas reversas por fragmentos do vídeo no Google também levaram a outras publicações em redes sociais de outubro de 2022 (1, 2, 3). A publicação no perfil do ClimaInfo, porém, foi a mais antiga localizada pelo AFP Checamos.

Em 2022, o perfil ClimaInfo informou ao Estadão Verifica que a projeção foi feita no edifício Chrysler, no dia 28 de outubro, e durou cerca de meia hora. À época, Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disputavam a corrida para a Presidência.

Segundo a organização, a iniciativa partiu de “ativistas brasileiros, norte-americanos e ingleses, que entenderam a repercussão global da eleição brasileira e, como sabem que seriam afetados pelo resultado, mas não poderiam votar, quiseram dar seu recado”. O portal também informou que os responsáveis pediram para não serem identificados.

Uma pesquisa por notícias com os termos “Edifício Chrysler” e “Lula” no Google não trouxe resultados recentes sobre projeções em apoio ao mandatário brasileiro.

Em 19 de setembro de 2023, o perfil ClimaInfo publicou no Instagram um vídeo com diversas projeções, feitas horas antes da Assembleia Geral da ONU em outro edifício em Nova York, porém as projeções não citavam Lula.

Ver esta publicación en Instagram

Una publicación compartida de ClimaInfo (@clima.info)

O AFP Checamos também tentou contato com o ClimaInfo, mas não obteve retorno até a publicação desta verificação.

Esse texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do Estadão Verifica e do Plural Curitiba. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco