Imagens feitas por IA não mostram anúncios reais de “McLanche do Inferno” do McDonald’s

  • Publicado em 9 de abril de 2024 às 21:53
  • Atualizado em 26 de abril de 2024 às 21:08
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A rede internacional de fast food McDonald’s não lançou uma nova linha de hambúrgueres e brinquedos com referências à figura de Baphomet, ao contrário do que indicam publicações com mais de 147 mil visualizações nas redes sociais desde 27 de março de 2024. As imagens de produtos com símbolos satanistas foram publicadas por usuários que, na verdade, reproduzem sátiras e composições feitas com inteligência artificial. Representantes da empresa confirmaram à AFP que a campanha viral não é verídica.

“BAPHOMET… Mcdonald's lança NOVA linha de brinquedos VERSÃO HALLOWEEN e choca público Mundial”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai, no Telegram e no YouTube.

Alegações similares circulam em inglês e espanhol.

O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 4 de abril de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

As publicações compartilham supostos anúncios de novos lanches da rede de restaurantes McDonald’s. A imagem mais recorrente é a do sanduíche “Baphomet”, nome de um símbolo pagão relacionado ao satanismo, que viria acompanhado de um brinde: uma pequena figura preta e vermelha com chifres, asas pontudas, garras nos pés e um cinturão com o detalhe de um pentagrama.

Variações desse modelo, como o “Baphomeal”, acompanham as diferentes postagens.

Apesar de muitos usuários notarem que as imagens são uma sátira, vários outros compartilham a alegação como se fosse verídica, por vezes citando temas que são objeto de teorias da conspiração já checados pela AFP, como o adrenocromo.

Imagens feitas por inteligência artificial

Uma busca reversa pela imagem do hambúrguer “Baphomet” levou a uma publicação de 27 de março de 2024 feita pelo usuário “@AmericaReal3” no X, com a legenda, em inglês, “Novo McLanche Feliz. Seus filhos vão amar”. Contudo, nos comentários da mesma publicação, o usuário desmente que a propaganda seja real, afirmando se tratar apenas de uma “piada com inteligência artificial”.

A imagem compartilhada na publicação de 27 de março foi submetida a análise no detector de imagens sintéticas da ferramenta InVid-WeVerify*, que apontou 85% de probabilidade de o conteúdo ter sido gerado por um algoritmo de modelo de difusão.

Image
Captura de tela feita em 5 de abril de 2024 dos resultados do detector de imagens sintéticas da ferramenta InVid-WeVerify (.)

Em outros conteúdos virais, é possível notar a marca d’água “The Pumpkin Empress”. Uma pesquisa por esse nome de usuário no Instagram levou ao perfil“@the_pumpkin_empress”, que inclui em sua descrição a indicação: “provavelmente é IA”.

Uma pesquisa no perfil conduziu a uma publicação também de 27 de março de 2024 em que outras das imagens viralizadas são compartilhadas com a legenda, em inglês, “McDonald’s apresenta o novo ‘Baphomeal’! Amo muito tudo isso”.

O Checamos entrou em contato com a pessoa responsável pelo perfil de “The Pumpkin Empress” em 3 de abril de 2024, mas ela não quis dar declarações.

Em maio de 2023, a equipe de verificação da AFP já havia contatado esse perfil  quando imagens semelhantes viralizaram. Na ocasião, identificou-se que os conteúdos difundidos haviam sido produzidos através da plataforma de inteligência artificial Midjourney.

Em 3 de abril de 2024, após o contato da AFP,  a descrição da publicação foi alterada para mostrar a hashtag “#relaxitsai”, ou, em português, “relaxe, é IA”.

A assessoria de imprensa do McDonald’s no Brasil afirmou à AFP, em 3 de abril de 2024, que as imagens do “caso do Baphomet” não são verdadeiras e que “trata-se de uma fake news”

Em 5 de abril de 2024, a equipe de comunicação do Arcos Dorados — companhia responsável por todas as franquias do McDonald’s na América Latina e no Caribe —  confirmou que o produto visto nas imagens virais “não existe” e que o material “não está em nenhum site, app ou restaurante”.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.

Referências

Atualiza metadados
26 de abril de 2024 Atualiza metadados

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco