É falso que navios-prisão dos EUA navegaram pela costa brasileira em março de 2024
- Publicado em 18 de março de 2024 às 16:25
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“ALGUNS NAVIOS AMERICANOS , COMO ESTES, NAVEGANDO EM TERRAS BRASILEIRAS. SÃO VERDADEIRAS PRISÕES. O QUE ESTARIAM FAZENDO AQUI?”, diz a legenda de uma publicação no X acompanhada por duas fotos de embarcações.
O conteúdo também circula no Telegram, no Facebook e no Instagram.
Contudo, é falso que navios-prisão dos Estados Unidos estejam navegando pela costa brasileira.
“Prisão flutuante” na Inglaterra
Por meio de uma busca reversa no Google, a AFP localizou uma das imagens compartilhadas - a de um barco passando ao lado de uma embarcação maior - em uma publicação no site especializado em conteúdo marítimo Náutica, feita em julho de 2023, sobre o navio Bibby Stockholm. A embarcação ganhou o apelido de “prisão flutuante” por ser usada pelo Reino Unido para manter migrantes que atravessam ilegalmente o Canal da Mancha.
No site, a imagem é creditada como reprodução de um vídeo no YouTube da emissora britânica Sky News.
Por meio de uma busca pelo nome do navio no canal da Sky News na plataforma, o frame foi localizado em uma publicação de julho de 2023.
A AFP e outros meios de comunicação também reportaram o início das atividades da embarcação em Portland, na Inglaterra (1, 2).
Navio-prisão em Nova York
Também por meio de busca reversa, a outra imagem foi localizada em uma publicação na plataforma Flickr feita em setembro de 2006. Segundo a legenda, se trata do Centro Prisional Vernon C. Bain, em Nova York.
De acordo com o departamento penitenciário de Nova York, a embarcação começou a operar como prisão em 1992. Reportagens da imprensa internacional (1, 2) informam ainda que o centro foi construído como medida temporária para aliviar a superlotação de presídios da cidade. Desde então, o navio permaneceu ancorado na região sul do condado do Bronx.
As operações do presídio terminaram em outubro de 2023, tornando-se o último navio-prisão dos Estados Unidos a encerrar suas atividades.
Navegando em terras brasileiras?
O AFP Checamos procurou a assessoria de imprensa da Marinha do Brasil (MB), que informou em 14 de março de 2024 que ”até o momento não há registro algum, nos sistemas de acompanhamento de navios da MB, sobre o trânsito de ‘navio-prisão’ dos Estados Unidos nas Águas Jurisdicionais Brasileiras”.
Até o momento de fechamento deste texto, não foi encontrada nenhuma notícia publicada pela imprensa brasileira sobre algum navio-prisão navegando pela costa brasileira.
Referências
- Publicação da Náutica sobre a prisão flutuante do Reino Unido
- Vídeo da Sky News sobre a prisão flutuante
- Matérias na imprensa brasileira sobre a prisão flutuante (1, 2)
- Foto do Centro Prisional Vernon C. Bain no Flickr
- Reportagens da imprensa internacional sobre o fechamento do Centro Prisional Vernon C. Bain (1, 2)