É falso que navios-prisão dos EUA navegaram pela costa brasileira em março de 2024

  • Publicado em 18 de março de 2024 às 16:25
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não é verdade que navios-prisão dos Estados Unidos estão navegando pela costa brasileira, como afirmam publicações com mais de 12 mil visualizações nas redes sociais desde 10 de março de 2024. As postagens usam imagens de uma “prisão flutuante” do Reino Unido e de uma embarcação norte-americana que encerrou suas operações como presídio em 2023 e se tornou a última do gênero nesse país. A Marinha negou à AFP que navios com essa finalidade tenham passado por águas brasileiras. 

ALGUNS NAVIOS AMERICANOS , COMO ESTES, NAVEGANDO EM TERRAS BRASILEIRAS. SÃO VERDADEIRAS PRISÕES. O QUE ESTARIAM FAZENDO AQUI?”, diz a legenda de uma publicação no X acompanhada por duas fotos de embarcações. 

O conteúdo também circula no Telegram, no Facebook e no Instagram.

Image
Captura de tela feita em 14 de março de 2024 de uma publicação no X (.)

Contudo, é falso que navios-prisão dos Estados Unidos estejam navegando pela costa brasileira.

“Prisão flutuante” na Inglaterra

Por meio de uma busca reversa no Google, a AFP localizou uma das imagens compartilhadas - a de um barco passando ao lado de uma embarcação maior - em uma publicação no site especializado em conteúdo marítimo Náutica, feita em julho de 2023, sobre o navio Bibby Stockholm. A embarcação ganhou o apelido de “prisão flutuante” por ser usada pelo Reino Unido para manter migrantes que atravessam ilegalmente o Canal da Mancha.

No site, a imagem é creditada como reprodução de um vídeo no YouTube da emissora britânica Sky News.

Por meio de uma busca pelo nome do navio no canal da Sky News na plataforma, o frame foi localizado em uma publicação de julho de 2023.

A AFP e outros meios de comunicação também reportaram o início das atividades da embarcação em Portland, na Inglaterra (1, 2).

Navio-prisão em Nova York

Também por meio de busca reversa, a outra imagem foi localizada em uma publicação na plataforma Flickr feita em setembro de 2006. Segundo a legenda, se trata do Centro Prisional Vernon C. Bain, em Nova York.

De acordo com o departamento penitenciário de Nova York, a embarcação começou a operar como prisão em 1992. Reportagens da imprensa internacional (1, 2) informam ainda que o centro foi construído como medida temporária para aliviar a superlotação de presídios da cidade. Desde então, o navio permaneceu ancorado na região sul do condado do Bronx.

As operações do presídio terminaram em outubro de 2023, tornando-se o último navio-prisão dos Estados Unidos a encerrar suas atividades.

Navegando em terras brasileiras?

O AFP Checamos procurou a assessoria de imprensa da Marinha do Brasil (MB), que informou em 14 de março de 2024 que ”até o momento não há registro algum, nos sistemas de acompanhamento de navios da MB, sobre o trânsito de ‘navio-prisão’ dos Estados Unidos nas Águas Jurisdicionais Brasileiras”.

Até o momento de fechamento deste texto, não foi encontrada nenhuma notícia publicada pela imprensa brasileira sobre algum navio-prisão navegando pela costa brasileira.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco