Vídeo de explosão em loja dos EUA é falsamente ligado a ataque a aeroporto de Israel em 2024
- Publicado em 15 de março de 2024 às 16:43
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O Grupo Xiita apoiado pelo Irã ‘Resistência Islâmica no Iraque’ disparou contra a usina de energia do Aeroporto Internacional de Haifa, com um drone kamikaze, o que resultou na explosão do tanque israelita”, diz a legenda de publicações no Facebook. O conteúdo também circula no Instagram, no Telegram, no Kwai e no X.
As publicações começaram a circular em 5 de março de 2024, quando integrantes da facção Resistência Islâmica no Iraque, uma aliança de milícias pró-Irã, afirmaram ter perpetrado um ataque com drones à central elétrica do Aeroporto Internacional de Haifa, no norte de Israel (1, 2, 3).
Em comunicado, o grupo afirmou que realizou o ataque em solidariedade ao povo palestino e em resposta à ofensiva israelense na Faixa de Gaza.
Nas últimas semanas, essas facções assumiram a responsabilidade por ataques com mísseis e drones contra as forças dos Estados Unidos e as forças da coalizão internacional antijihadista.
No entanto, a gravação compartilhada nas redes sociais não tem relação com esse conflito.
Origem do vídeo
Uma busca reversa por trechos da sequência de imagens utilizando a ferramenta In-VIDWeVerify* exibiu uma publicação no X, em 5 de março de 2024, do canal norte-americano ABC News com o mesmo vídeo.
De acordo com a publicação, as imagens mostram uma “explosão em uma empresa de distribuição de cigarros eletrônicos em Michigan”.
Uma pesquisa no Google com as palavras-chave em inglês “explosão”, “fogo”, “empresa” e “Michigan” retornou a vídeos e artigos da imprensa norte-americana publicados na mesma data, informando sobre o incêndio em uma loja de cigarros eletrônicos, que armazenava butano e outros materiais inflamáveis, em Clinton Township, Michigan (1, 2, 3).
De acordo com as reportagens, o incidente causou a morte de um jovem de 19 anos e deixou diversas pessoas feridas.
Uma pesquisa no site do município de Clinton Township mostrou um comunicado sobre o ocorrido, informando que ele ocorreu no número 19.100 da rua 15 Mile, atrás de uma loja do Burger King.
Uma busca pelo endereço utilizando a ferramenta de geolocalização do Google permitiu encontrar o local exato onde o vídeo foi gravado.
Uma comparação entre fragmentos da sequência compartilhada nas redes sociais e as imagens do Google Maps permite identificar elementos semelhantes:
A AFP já verificou outros conteúdos referentes ao conflito entre Hamas e Israel.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.