Multidão em Salvador não canta música pró-Lula em vídeo de show do BaianaSystem em 2024

  • Publicado em 15 de março de 2024 às 17:42
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
É uma montagem o vídeo que parece mostrar uma multidão entoando gritos pró-Lula durante um show da banda BaianaSystem durante o Carnaval de Salvador em fevereiro de 2024. Ao contrário do que alegam publicações com mais de 298 mil visualizações nas redes sociais desde então, o áudio da plateia cantando “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” corresponde a uma apresentação da banda Gilsons no Rock in Rio de 2022. Além disso, apesar de xingamentos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) terem sido feitos pelo público no evento na Bahia, a iniciativa foi interrompida pela banda.

“LULA PRESIDENTE CANTADO NO CARNAVAL DE SALVADOR PELO @baianasystem VRAAAAUUUUU. O governo Lula está nos braços do povo”, diz uma das publicações compartilhadas no Instagram, no X, no TikTok e no YouTube.

Algumas publicações compartilham o vídeo sem determinar quando a homenagem teria ocorrido, apenas alegando se tratar de um “fuzuê pra Lula”.

Image
Captura de tela feita em 13 de março de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

Na sequência, um trio elétrico com luzes azuis é cercado por uma multidão que ocupa completamente uma grande avenida. No início, a plateia parece entoar: “Ei, Bolsonaro, vai tomar no cu”. Em seguida, escuta-se um solo de guitarra tocando as notas da canção “Olê Olê Olá, Lula, Lula”, enquanto é acompanhada pelos gritos da multidão.

Mas o áudio não corresponde ao vídeo viralizado.

Show no Rock in Rio 2022

Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “BaianaSystem”, “Carnaval 2024” e “Salvador” conduziu a diversas reportagens (1, 2) sobre o “mar de gente” que se reuniu em um show da banda na capital da Bahia. Em 4 de fevereiro de 2024, o grupo se apresentou com o trio elétrico Navio Pirata na festa Furdunço, que ocorre no segundo dia de pré-Carnaval na cidade.

Uma busca reversa por fragmentos da sequência viralizada, também no Google, levou a publicações feitas na mesma época nas redes sociais que compartilham mídias da apresentação, mas não registraram o mesmo áudio agora viralizado (1, 2, 3). 

Uma nova pesquisa pelas mesmas palavras-chave no YouTube conduziu a um compilado de transmissões do show da banda em Salvador publicado em 13 de fevereiro de 2024 em um canal organizado por fãs do grupo. O conteúdo mostra que os presentes chegaram a gritar, aproximadamente no minuto 42:20 do vídeo: “Ei, Bolsonaro, vai tomar no cu!”. Contudo, logo em seguida, o vocalista diz: “Máximo respeito, família. A gente tá aqui para tocar para vocês”

Em nenhum outro momento fez-se referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Da mesma forma, a música popular pró-Lula também não foi entoada pelo público com o acompanhamento musical da banda.

Uma nova busca, dessa vez pelas palavras-chave “olê olê olá Lula” e “show” no YouTube, levou a uma publicação de 12 de setembro de 2022 em que o registro de uma perfomance da banda Gilsons capta exatamente o mesmo áudio da sequência viral, com o solo de guitarra e os gritos da multidão. 

Na época, diferentes veículos de imprensa noticiaram o fato, que aconteceu em 10 de setembro de 2022, durante uma apresentação no Rock in Rio, assim como diversos usuários nas redes sociais (1, 2). Lula também compartilhou um dos vídeos em seu perfil no Twitter.

O AFP Checamos já verificou gravações de shows de diferentes artistas que viralizaram com áudios falsos (1, 2). 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco