É montagem vídeo de Bolsonaro e Nikolas Ferreira pedindo doações para manifestação de 25/02
- Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 19:32
- Atualizado em 29 de abril de 2024 às 20:58
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Atenção: Ex-presidente sofre pressão com multas e contas bloqueadas”, diz a legenda que acompanha um vídeo no Facebook, em que é possível identificar Nikolas Ferreira. O mesmo texto também é usado junto a uma gravação em que Jair Bolsonaro aparece.
O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar publicações vistas em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.
O vídeo do deputado começa com Nikolas Ferreira falando que Bolsonaro “sofreu busca e apreensão” e, a partir de 12 segundos, ele faz o pedido de doação: “Está aí o site. Site do ato que vai acontecer no dia 25, pois todo evento grande tem um custo. Precisamos pagar toda a estrutura e segurança para garantir que ele não sofra nenhuma retaliação por parte do Poder Judiciário”.
Já a gravação compartilhada com a imagem de Bolsonaro mostra o ex-presidente supostamente dizendo, aos 17 segundos: “Eu venho pedir também a contribuição de cada um financeiramente para que seja pago toda a estrutura do evento e que tudo seja feito com segurança. Deixarei o link da vaquinha abaixo para que todos possam ajudar”.
As sequências começaram a circular após Bolsonaro convocar seus apoiadores para uma manifestação que será realizada em 25 de fevereiro de 2024 na Avenida Paulista. O deputado do PL Nikolas Ferreira e outros políticos que apoiam o ex-presidente confirmaram presença e divulgaram o evento em suas redes sociais.
Contudo, diferentemente do que mostram as publicações virais, Nikolas e Bolsonaro não pediram doações via vaquinha para o ato.
Vídeo manipulado
Uma busca no Google pelos termos “Nikolas Ferreira” e “Bolsonaro sofreu busca e apreensão”, frase dita no início de um dos vídeos virais, levou a uma sequência publicada no canal do Poder360 no YouTube, em 24 de junho de 2023, com a mesma cena. A gravação leva o título “Nikolas Ferreira divulga Pix de Bolsonaro e pede doações”.
O registro, publicado oito meses antes da manifestação de 25 de fevereiro, não contém o trecho do vídeo viral em que o deputado pede doações para esse evento. Ao comparar a sequência compartilhada com a gravação original é possível identificar que foi incluída digitalmente uma dublagem do parlamentar pedindo as doações, momento em que a fala e os movimentos da boca não estão sincronizados.
A gravação também recebeu um texto sobreposto com os dizeres “Último ato dia 25 de fevereiro”.
Outra busca no Google com a frase “Nikolas Ferreira pede pix para Bolsonaro” resultou em uma notícia do jornal Estadão. O texto informa que aliados do ex-presidente haviam iniciado, em 23 de junho de 2023, uma campanha de arrecadação de dinheiro para pagar “diversas multas em processos” que Bolsonaro enfrentava.
A reportagem é ilustrada com uma captura de tela do vídeo original de Nikolas Ferreira. A mesma busca também resultou na publicação do vídeo pela rádio Itatiaia, em junho de 2023.
Uma pesquisa nas redes sociais do deputado federal não resultou no vídeo original. Em 17 de fevereiro de 2024, o parlamentar desmentiu em seu canal no Telegram a arrecadação de dinheiro para a manifestação:
“Não fiz nenhum vídeo pedindo dinheiro para manifestação do dia 25/02 ou algo similar. Usaram um vídeo antigo e adicionaram minha voz com inteligência artificial para enganar as pessoas”.
Bolsonaro também alertou para o golpe
Uma busca nas redes sociais de Bolsonaro levou à publicação original do vídeo, de 12 de fevereiro de 2024 (1, 2). Nesse registro, o ex-mandatário convoca as pessoas para a manifestação, mas não faz nenhuma menção a doações para o evento.
De forma similar à versão em que Ferreira aparece, é possível identificar que o vídeo original de Bolsonaro foi alterado com a inserção de uma dublagem com o pedido de doação.
Bolsonaro também desmentiu as publicações virais em um vídeo publicado em 19 de fevereiro pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) em suas redes sociais (1, 2). O ex-presidente afirma que “pessoas mal-intencionadas estão pedindo recursos” e que “todo o evento será custeado com recursos próprios do pastor Silas Malafaia”.
Ele acrescenta: “Não doe dinheiro para ninguém. O evento já está todo ele coordenado e garantido o pagamento para todas despesas, repito, recursos próprios do pastor Silas Malafaia. Não faça qualquer doação para quem quer que seja para esse evento”.
Outro conteúdo relacionado à manifestação de 25 de fevereiro convocada por Bolsonaro já foi verificado pelo AFP Checamos.
Essa alegação também foi checada por Aos Fatos, Reuters e UOL Confere.
Referências
- Vídeo original de Nikolas Ferreira (1, 2)
- Matéria do Estadão
- Desmentido de Nikolas Ferreira
- Vídeo original de Jair Bolsonaro (1, 2)
- Pronunciamento de Jair Bolsonaro (1, 2)
29 de abril de 2024 Atualiza metadados