Fotos e vídeos da Torre Eiffel pegando fogo em 2024 foram criadas digitalmente
- Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 19:27
- Atualizado em 26 de abril de 2024 às 21:10
- 4 minutos de leitura
- Por Natalie WADE, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Tomás VIOLA
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“E real!!!, torre eiffel pegou fogo Que deus conforte o coração dos cidadãos de lá”, lê-se na legenda sobreposta a um vídeo que circula no TikTok. Outra sequência, com uma foto do monumento em chamas, é compartilhada no Kwai com os dizeres “a torre eiffel pegou fogo e não realizei o sonho de ir lá”.
Algumas imagens do suposto incêndio também circulam no Facebook e no X, enquanto usuários colocam em dúvida o que se vê nas postagens (1, 2).
A alegação circula igualmente em inglês e espanhol.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral levou à sequência original publicada no YouTube em 18 de julho de 2023 pelo canal Augmented One. O registro tem como legenda: “Torre Eiffel queimando VFX”.
Segundo a descrição do canal na plataforma, a conta é de origem armênia e foi criada por Gor Arakelyan. O texto indica que o objetivo do canal é “fornecer conhecimento técnico aprofundado na área de design 3D e efeitos visuais ao público armênio”.
Depois que o vídeo viralizou nas redes sociais em diferentes países, e muitos internautas acreditaram que as imagens eram verdadeiras, o administrador do canal fixou um comentário em sua publicação em 24 de janeiro de 2024: “A todos os espectadores, isso é VFX (efeitos visuais)”. O VFX é uma técnica audiovisual que cria, de forma digital, imagens ou efeitos visuais para produções.
A alegação de um incêndio no monumento parisiense também circula com fotos, nas quais é possível identificar a marca d’água do usuário do TikTok @2_mrow_z7.
Uma consulta ao seu perfil em 30 de janeiro de 2024 permitiu identificar que as imagens da Torre Eiffel foram deletadas, mas que há similares de outros pontos turísticos, geradas digitalmente, de supostos incêndios no Museu do Louvre, também localizado em Paris, e no Taj Mahal, na Índia.
Ambas as publicações contêm na legenda uma observação que avisa se tratar de imagens fictícias.
“Observe que este artigo é puramente fictício e foi criado para ilustrar uma situação hipotética. Atualmente não há incêndios no Taj Mahal”, indica na publicação da imagem do monumento datada de 16 de janeiro de 2024.
Em um dos sites que transmitem imagens ao vivo da Torre Eiffel, foi possível identificar, em 31 de janeiro de 2024, que não havia nenhum dano visível causado por um incêndio no ponto turístico, ou sinal das chamas.
Em 24 de janeiro de 2024, Alexis Orsini, jornalista da AFP que reside em Paris, foi até a Torre Eiffel e fotografou-a, além de informar que o monumento estava intacto.
O suposto incidente, por sua vez, não foi coberto por nenhum veículo nacional, ou internacional. A empresa que administra o monumento também não informou em suas redes sociais sobre nenhuma ocorrência, ou falou com a imprensa a respeito, assim como a Prefeitura de Paris e o Corpo de Bombeiros da cidade.
A última atualização da conta oficial da Torre Eiffel no X foi sobre uma curiosidade do monumento, feita em 28 de janeiro de 2024.
#DidYouKnow? Originally, a spiral staircase connected my second floor to my summit! In 1983, it was sold in parts during an auction but one piece is still visible on my first floor. pic.twitter.com/AFdbTzCJmC
— La tour Eiffel (@LaTourEiffel) January 28, 2024
Em contato com a AFP em janeiro de 2024, a empresa que administra o ponto turístico confirmou que não houve nenhum incêndio recente.
A Torre Eiffel é alvo de lendas urbanas e rumores desde a sua construção. Em julho de 2003, no entanto, realmente houve um incêndio no terceiro e último andar do monumento devido a um curto-circuito.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Fato ou Fake.
Referências
- Publicação original do vídeo
- Torre Eiffel ao vivo
- Publicação na conta oficial da Torre Eiffel no X em 28 de janeiro de 2024
26 de abril de 2024 Atualiza metadados