Vídeo de websérie circula como se mostrasse recepção de “chefe da favela”

  • Publicado em 27 de novembro de 2023 às 18:27
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo em que um homem recebe pacotes de dinheiro e toma cerveja, rodeado de pessoas armadas, não é uma cena real de um “chefe da favela” que saiu da cadeia, como afirmam publicações com mais de 1.500 visualizações nas redes sociais desde 17 de novembro de 2023. A gravação viral, na verdade, é de um trecho da websérie “Dois Lados”, que retrata o crime organizado no Rio de Janeiro. A sequência faz parte do quinto episódio da ficção, publicado em 2020 pelo canal “Amassa Errejota” no YouTube.

“Olha a preocupação com o Narco Estado do PT-CPX Luladrão. Ele é amigo do Comilão da Justiça PT-CPX também?”, diz a legenda de uma publicação no Facebook. O conteúdo também é compartilhado no Kwai, no TikTok e no X (antes Twitter).

A alegação é acompanhada de um vídeo onde lê-se as seguintes frases sobrepostas: “Play na Série” e “Chefe da favela saiu da cadeia e aconteceu isso”. No começo da gravação um homem diz: “Olha o que acontece quando o chefe volta para o morro”.

Image
Captura de tela feita em 23 de novembro de 2023 de uma publicação no X ( .)

Uma pesquisa no Kwai, onde a gravação está mais viralizada, levou a um vídeo publicado na página “Play na Série”, mesma frase sobreposta aos conteúdos compartilhados. “Saiu da prisão. Websérie Dois Lados. Maio 2023”, é a legenda do vídeo. Na descrição do canal lê-se que a página é de “cortes das séries do momento”.

Uma outra busca pelas palavras-chave “Websérie Dois Lados” no YouTube exibiu o canal “Amassa Errejota”, produtora de vídeo da websérie “Dois Lados”, que mostra o crime organizado no Rio de Janeiro. No perfil da produtora no Instagram há entrevistas com o elenco e bastidores das cenas.

O vídeo que circula nas redes exibe trechos do episódio 5 da série, publicado em 20 de dezembro de 2020. A partir de 13 minutos e 28 segundos da gravação vê-se as sequências de imagens compartilhadas fora de contexto nas redes. A cena retrata o cotidiano do personagem Nego Tim após sair da prisão.

Uma comparação entre fragmentos da sequência viralizada e o registro publicado no canal “Amassa Errejota” permite observar os mesmos elementos:

Image
Comparação feita em 23 de novembro de 2023 entre uma publicação no X (E) e cena da websérie publicada no YouTube ( .)

O AFP Checamos já verificou outras publicações falsas e enganosas baseadas em imagens de séries de ficção (1, 2).

Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco