Vídeo de bastidores de série é falsamente ligado a ações de criminosos no Complexo da Maré
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 16 de junho de 2023 às 14:54
- Atualizado em 16 de junho de 2023 às 14:54
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“FAVELA DA MARÉ RIO, KD A DESGRAÇA DO DINO PRA DESARMAR BANDIDO (...) ISSO É NO BRASIL, VENEZUELA DA DESGRAÇA DO MADURO COMEÇOU ASSIM…!!!”, diz a legenda de um vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no Telegram e no Twitter.
Na sequência, é possível ver dezenas de pessoas armadas caminhando por uma rua.
As publicações sugerem que as imagens mostrariam uma consequência de ações do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que esteve no Complexo da Maré em 13 de março deste ano, em um encontro com lideranças e organizações da região.
Contudo, as imagens não mostram cenas reais.
O mesmo vídeo foi compartilhado em 8 de junho de 2023 no YouTube, mas com a explicação de que se trata da gravação de uma série da Globoplay chamada Arcanjo Renegado.
Segundo o perfil da produtora AfroReggae Audiovisual, a terceira temporada da série começou a ser filmada no final de maio na Favela da Maré.
Imagens dos bastidores das gravações também foram publicadas no site Em Off, onde é possível ver cenas de confrontos armados.
No vídeo viral, inclusive, vê-se um cinegrafista filmando a cena.
Em outro momento da sequência há uma pessoa usando uma camiseta com um desenho de asa nas costas, símbolo da série. A mesma camiseta aparece em uma publicação no Instagram de um membro de produção da série.
A peça ainda pode ser vista em um vídeo divulgado em 29 de maio pelo perfil Maré “Não Vive”, que compartilha informações da região.
Procurada pelo AFP Checamos, a assessoria de imprensa da Globoplay confirmou que a sequência mostra as gravações da série: “Nas imagens, podemos observar pessoas da equipe de filmagem com a camiseta da série (com as asas nas costas)”.
A assessoria também ressaltou que as gravações foram “devidamente autorizadas pelos órgãos competentes”.
Camburão da PM
Em outro conteúdo que circula desde 10 de junho no Telegram, no Twitter, no TikTok, no Facebook e no Kwai, é possível ver um camburão com o logo da Polícia Militar batendo em uma lixeira após uma explosão.
Os vídeos são compartilhados com a legenda: “Meu Deus, olha já como está o Brasil. Traficantes já tão usando granada para destruir”.
A mesma sequência, porém, foi publicada em 9 de junho por um usuário no TikTok marcando, também, a série Arcanjo Renegado e a Globoplay.
Membros da equipe de produção são vistos em outros dois vídeos (1, 2), que mostram o momento a partir de ângulos diferentes.
A assessoria da Globoplay também afirmou ao AFP Checamos que as imagens mostram as filmagens da série.
Procurada, a assessoria da PM do Rio de Janeiro confirmou que as cenas fazem parte da gravação da série. “As imagens são de uma produção audiovisual filmada na referida localidade. As filmagens foram comunicadas e autorizadas pelo comando da Corporação”.
Referências
- Matéria do site Em Off sobre os bastidores das gravações
- Vídeo no YouTube mencionando a série
- Publicação no perfil do Afroreggae Audiovisual
- Publicação do perfil Maré “Não Vive” que mostra um membro da produção
- Camiseta usada por membro da produção
- Vídeos de camburão batendo na lixeira de ângulos diferentes (1, 2)