Vídeo dos bastidores de uma série circula como uma cena real entre homem armado e policiais
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 6 de fevereiro de 2023 às 22:32
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Quando as tropas tem o mesmo comando.. tudo fica na paz... Faz o L”, afirma uma das publicações compartilhadas no Facebook e no Twitter.
O vídeo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem de sua veracidade.
Na sequência viral, um homem portando um fuzil se filma perto de um grupo de pessoas vestidas com fardas do Exército brasileiro e da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Alguns usuários afirmam que a gravação mostraria um traficante convivendo pacificamente com agentes de segurança e ligam o fato ao presidente Lula, que assumiu o cargo no último 1° de janeiro. Outros alegam que o homem do vídeo seria um aliado de Marcola, chefe da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Contudo, uma busca pelo usuário “jrxso976” no Kwai, que aparece como uma marca d’água na gravação compartilhada nas postagens, levou à conta que publicou o vídeo originalmente. Na legenda, lê-se: “Gravação websérie! Vititaliza com falcas e formações”.
Há, também, um texto sobreposto à imagem que diz que a sequência é uma das cenas de uma “websérie disponível no YouTube”.
O AFP Checamos entrou em contato com o dono da conta, Thiago Ribeiro. Ele é ator e explicou que o vídeo viralizado é, de fato, dos bastidores de uma websérie chamada “É o Complexo”: “Achei que a imagem poderia sim chamar atenção pelo jeito que foi gravada. Tá tão natural que eu decidi postar”.
Segundo o ator, o vídeo foi feito enquanto a equipe gravava o episódio que irá ao ar em 15 de maio de 2023 no canal da série no YouTube. Ele também afirmou que todas as pessoas fardadas que aparecem no vídeo viral são “colegas de gravação”.
Em 26 de janeiro de 2023, Ribeiro publicou a sequência viral em seu Instagram com a legenda: “Dia de gravação web série”.
Há postagens de dias anteriores em que o ator aparece usando os mesmos acessórios vistos na sequência viralizada nas redes (1, 2).
A websérie foi idealizada por dois moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, com o intuito de mostrar o cotidiano das pessoas que vivem nesta localidade. Em 2021 e 2022, veículos locais reportaram o lançamento da produção (1, 2)
Na página da série no Instagram há outros registros de bastidores das gravações com personagens caracterizados de agentes de segurança e criminosos (1, 2), além de um aviso de que as armas utilizadas nas filmagens não são letais.