Jovem que grava vídeos em Gaza e adolescente ferido em hospital não são a mesma pessoa

Um jovem que grava vídeos andando pelas ruas de Gaza e um adolescente ferido em hospital não são a mesma pessoa, ao contrário do que alegam desde 25 de outubro de 2023 publicações com centenas de interações nas redes sociais. Usuários afirmam que as sequências mostram um “ator” do grupo islamista palestino Hamas, que “finge” ser vítima de um ataque em meio ao conflito com Israel. Mas, na realidade, as gravações mostram duas pessoas diferentes. A AFP entrou em contato com o adolescente ferido, cujo vídeo foi gravado na Cisjordânia, e não em Gaza, antes do conflito que eclodiu em 7 de outubro.

“Ator da crise do Hamas está de volta. O ator do Hamas finge ser vítima de um ataque aéreo israelita para criar piedade e mais financiamento: agora ele aparece em uma cama de hospital enquanto finge estar em estado crítico enquanto dois coadjuvantes seguram sua mão”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Kwai e no X (antes Twitter).

O conteúdo também circula em inglês e espanhol.

Image
Captura de tela feita em 9 de novembro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

A sequência é compartilhada após um ataque realizado pelo Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que matou pelo menos 1.200 pessoas, em sua maioria civis, e deixou mais de 200 reféns, segundo as autoridades israelenses.

Isso desencadeou uma guerra que, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, gerido pelo Hamas, matou mais de 11.200 pessoas na região.

Mas a gravação viral é antiga e não tem relação com o recente conflito.

Vídeos mostram duas pessoas diferentes

As publicações compartilham vários fragmentos de vídeo. Em alguns deles é possível ver um jovem gravando a si mesmo enquanto caminha em uma rua onde há escombros ao seu redor. A outra sequência mostra um rapaz deitado em uma cama de hospital com sonda no nariz, em aparente estado crítico.

Os usuários afirmam que se trata da mesma pessoa, acusando-a de fingir estar ferida em um hospital.

Em algumas publicações lê-se o texto “Saleh Aljafarawi” sobreposto. Uma pesquisa no Google levou ao perfil no Instagram de um jovem que se descreve como “criador de vídeo”, cantor e morador de Gaza.

Nas gravações publicadas em sua página (1, 2, 3, 4), ele aparece andando pelas ruas de Gaza e falando sobre a situação nesse território palestino.

Em seu canal no YouTube, se apresenta como um palestino de 25 anos residente em Gaza. A AFP entrou em contato com ele, mas não obteve retorno até a publicação deste artigo.

Uma pesquisa por seus perfis nas redes sociais não permitiu encontrar nenhuma publicação em que apareça ferido em um hospital. Uma comparação entre fragmentos da sequência viral e imagens publicadas no Instagram de Aljafarawi permite observar os mesmos elementos:

Image
Comparação feita em 10 de novembro de 2023 entre uma publicação no Facebook (E) e um vídeo publicado por Saleh Aljafarawi no Instagram ( .)

Jovem ferido na Cisjordânia

Uma busca reversa por cenas do vídeo viral que mostra um homem em um leito hospitalar, usando a ferramenta InVid-WeVerify*, levou à conta no TikTok do usuário “@hamodahmdan1”, que compartilhou a sequência em 18 de agosto de 2023 com a hashtag em árabe “Nour_Shams_Camp”.

Nur Shams é um campo de refugiados para palestinos na Cisjordânia, o outro território palestino além da Faixa de Gaza.

Uma pesquisa em inglês no Google pelas palavras-chave “Nur Shams Camp” e “ataque”, limitada à data de publicação da gravação no TikTok, mostrou como resultado um artigo publicado em 25 de agosto de 2023 pela ONG International Solidarity Movement (ISM) intitulado “Criança palestina perde perna após ocupação israelense invadir o campo de Nur Shams”.

O texto é ilustrado com a fotografia do mesmo jovem do vídeo do hospital e diz: “Na segunda-feira, 24 de julho, Mohammed Zendiq, de 16 anos, perdeu a perna durante a invasão do campo de refugiados de Nur Shams, perto de Tulkarem, pelas Forças de Ocupação Israelenses”.

A imprensa local também noticiou o ataque (1, 2).

Image
Comparação feita em 10 de novembro de 2023 entre uma publicação no Facebook (E) e a foto publicada na reportagem da ISM ( .)

A pesquisa também mostrou a publicação do jornalista palestino Younis Tirawi, que explicou a confusão entre os dois jovens em sua conta no X, na qual compartilhou o perfil de Zendiq no TikTok.

Nesta rede social, o jovem da Cisjordânia publicou vídeos da sua recuperação após o ataque (1, 2). Ele também compartilhou verificações que refutam a teoria de que ele e Aljafarawi são a mesma pessoa.

Zendiq confirmou à AFP em uma mensagem no TikTok em 31 de outubro de 2023 que a informação publicada pela ONG International Solidarity Movement está correta. O jovem reiterou que Aljafarawi e ele não são a mesma pessoa.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos que circulam sobre o conflito entre o grupo Hamas e Israel em 2023.

*Depois que a extensão InVid-WeVerify estiver instalada no navegador Chrome, clique com o botão direito do mouse na imagem e o menu suspenso se oferece para iniciar uma pesquisa em vários navegadores.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco