Vídeo de fogos de artifício na Argélia circulam como se fossem ataques israelenses a Gaza

Imagens de uma cidade coberta de fumaça vermelha não mostram Gaza sob ataque israelense. Mas, desde 10 de outubro de 2023, essa alegação foi compartilhada mais de 2,8 mil vezes nas redes sociais, em meio à guerra entre Israel e o Hamas, que já deixou milhares de mortos. Na verdade, o vídeo viral é anterior ao início do conflito e registra uma comemoração com fogos de artifício depois de uma partida de futebol na Argélia.

ATENÇÃO OLHA COMO FUCOU A FAIXA DE GAZA AGORA NESSA MADRUGADA”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo compartilhado no TikTok, no Facebook, no LinkedIn, no Kwai, no X (antigo Twitter) e no Instagram. A sequência mostra uma cidade sendo coberta de fumaça vermelha e fogos, ao som de explosões.

O conteúdo também circula em espanhol, inglês, alemão e malaio.

Image
Captura de tela feita em 3 de novembro de 2023 de uma publicação no TikTok ( .)

As publicações surgem em meio à guerra entre Israel e Hamas, suscitada por um ataque do grupo islamita palestino contra o território isrealense em 7 de outubro. A ação deixou ao menos 1.400 mortos, a maioria civis, e 240 reféns, segundo autoridades israelenses.

Desde então, Israel declarou formalmente guerra e o seu exército atacou a Faixa de Gaza, bombardeando a região e posicionando dezenas de milhares de soldados em torno do território e na sua fronteira norte com o Líbano.

Do lado palestino, são quase 10 mil pessoas mortas em Gaza, segundo o Ministério da Saúde do Hamas.

Contudo, a sequência viral não mostra um ataque israelense à Faixa de Gaza.

Fogos de artifício

Em algumas das publicações com o vídeo viral, pode ser vista a marca d'água de uma conta do TikTok chamada “@ramiguerfi41”. O clipe não aparece no perfil do usuário, embora uma busca por seu nome no Google feita em 13 de outubro indique que o vídeo havia sido publicado pelo menos duas semanas antes, ou seja, antes do ataque do Hamas a Israel.

Image
Captura de tela do Google feita em 13 de outubro de 2023 ( .)

Vários usuários responderam ao vídeo viral no X apontando que as imagens correspondem a uma comemoração dos torcedores do time de futebol argelino Belouizdad em 2020, após vencer o campeonato do país, conforme relatado pelo portal local Le Score. As imagens registradas na época são semelhantes às vistas na filmagem que circula nas redes.

Ao realizar uma pesquisa reversa com fragmentos da gravação, utilizando a ferramenta InVid-WeVerify, a AFP encontrou imagens semelhantes compartilhadas por outras pessoas em julho de 2023, como esta publicação em que um usuário no X postou dois vídeos parecidos ao viral com a frase: "A Argélia se iluminou com a impressionante explosão da torcida do CR Belouizdad comemorando seu quarto título consecutivo de campeão".

Entre os resultados apareceu também o vídeo viral, publicado no YouTube em 16 de julho de 2023, data em que o Belouizdad conquistou seu mais recente título no campeonato argelino, de acordo com o Le Score. Na descrição do vídeo se lê “CRB”, sigla do clube, Chabab Riadhi de Belouizdad.

O conflito entre Israel e o Hamas vem provocando uma enxurrada de desinformação nas redes sociais, incluindo fotografias e vídeos falsos ou enganosos, que foram verificados pela AFP e podem ser encontrados aqui.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco