A bandeira palestina não foi confundida com a da Itália durante esta manifestação na Índia
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 3 de novembro de 2023 às 19:03
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Em um protesto na Índia, em solidariedade à Palestina e ao Hamas, um erro notável foi cometido: centenas de manifestantes ergueram a bandeira da Itália ao invés da bandeira palestina. Este incidente demonstra uma falta de conhecimento sobre o assunto pelo qual protestavam”, diz uma das publicações que compartilham o vídeo de uma manifestação no Facebook, no X (antes Twitter), no TikTok e no Instagram.
O conteúdo também circula em inglês, espanhol e javanês.
Militantes do grupo Hamas realizaram um ataque contra o território de Israel em 7 de outubro de 2023, resultando em mais de 1.400 mortos e fazendo cerca de 240 reféns, segundo os últimos números divulgados por autoridades israelenses. Em resposta, Israel passou a bombardear a Faixa de Gaza, deixando mais de 9.000 pessoas mortas, de acordo com o Ministério da Saúde do Hamas.
Em meio ao confronto, diversos atos foram registrados (1, 2, 3) ao redor do mundo pedindo o cessar-fogo em Gaza.
Nesse contexto, usuários compartilham um vídeo em que manifestantes seguram bandeiras nas cores verde, vermelho e branco, e cartazes com referências aos palestinos e à Faixa de Gaza. Segundo as publicações, esses manifestantes teriam confundido a bandeira palestina com a da Itália, o que sugeriria que não sabiam pelo que estavam protestando.
No entanto, isso é falso.
Bandeira de partido indiano
No vídeo viral é possível observar os termos “Welfare Party Kerala” e “Indians” na faixa carregada pelos manifestantes. Uma pesquisa por essas palavras-chave mostrou que esse é o nome de um partido político indiano que utiliza as mesmas cores vistas nas bandeiras da gravação viralizada.
Uma consulta às redes sociais do Partido Welfare indiano mostrou que, em 20 de outubro de 2023, o comitê de Kerala da organização política divulgou, em sua conta no X, fotos e um vídeo da manifestação em questão. É possível confirmar que se trata do mesmo evento porque as imagens mostram os mesmos cartazes e, em primeiro plano, uma fila de pessoas com o mesmo padrão de vestimentas.
Dois dias depois, o partido publicou uma nota na mesma rede confirmando ter organizado o ato “para protestar contra os crimes de guerra de Israel e os massacres em Gaza e expressar a sua solidariedade com o povo de Gaza”.
On October 17, the Welfare Party Kerala State Committee organized a massive rally and public conference in the city of Kozhikode, Kerala, to protest against Israel's war crimes and massacres in Gaza and express solidarity with the people of Gaza. The event drew thousands of +
— Welfare Party Kerala (@Welfarepartyker) October 22, 2023
Nas imagens compartilhadas pelo Partido Welfare, com maior qualidade, é possível notar que as bandeiras levantadas pelos manifestantes não têm apenas as cores verde, vermelho e branco, como a bandeira da Itália, mas um símbolo de trigo — brasão do partido — e uma inscrição em preto (“Welfare Party of India”).
Com essa base de comparação, o AFP Checamos analisou o vídeo viralizado e confirmou que, também nessa sequência, é possível ver a inscrição em preto com o nome do partido indiano, como demonstrado abaixo.
Procurada pela AFP, a unidade de Kerala do Partido Welfare enviou uma publicação na página do Facebook de seu secretário-geral, S Irshad, refutando as alegações de uma suposta confusão com a bandeira italiana: “Eles alegam que a bandeira nacional da Itália foi usada ao invés da bandeira palestina (...). Essa campanha tem como base as semelhanças entre as cores da bandeira do Partido Welfare e a bandeira nacional da Itália”.
Com uma faixa na cor preta, linhas horizontais e a um triângulo vermelho, a bandeira palestina tem diferenças claras em relação às bandeiras mencionadas anteriormente.
A página oficial do Partido Welfare Kerala no Facebook compartilhou outras imagens de atos a favor dos palestinos em que os manifestantes levantam a bandeira da legenda.