Vídeo de torcida do Palmeiras é falsamente associado a ato de apoio a palestinos na França
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 1 de novembro de 2023 às 18:52
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Ah, só esquerdistas no Brasil apoiam a causa Palestina. Na França:”, diz a legenda de uma publicação no X (antes Twitter) acompanhada de um vídeo que mostra centenas de pessoas caminhando em uma rua.
O conteúdo também é compartilhado no Instagram, no Facebook, no TikTok, no Kwai e no LinkedIn, além de circular em inglês e espanhol.
As publicações surgem em meio à guerra entre Israel e Hamas, desencadeada por um ataque do grupo islamita palestino contra o território isrealense em 7 de outubro. A ação deixou pelo menos 1.400 mortos, a maioria civis, e 240 reféns, segundo oficiais israelenses.
Do lado palestino, são mais de 8.700 pessoas mortas em Gaza, segundo o Ministério da Saúde do Hamas, e 120 na Cisjordânia, de acordo com a Autoridade Palestina.
Em todo o mundo, foram registrados atos de solidariedade a Israel e de apoio a palestinos, pedindo cessar-fogo em Gaza, onde vivem mais de 2 milhões de pessoas.
No entanto, a sequência não mostra um protesto de apoio ao povo palestino na França.
Por meio de uma busca reversa no Google, o AFP Checamos localizou o vídeo viral em publicação no X feita pelo perfil Planeta do Futebol em 5 de outubro de 2023, que diz que a gravação mostra a torcida palmeirense a caminho do estádio Allianz Parque, em São Paulo.
Na ocasião, o Palmeiras enfrentou o time argentino Boca Juniors na semifinal da Copa Libertadores da América.
O caminho da torcida do Palmeiras ao Allianz Parque.
— Planeta do Futebol (@futebol_info) October 5, 2023
@marcelarafaelpic.twitter.com/5K7mKaFMhE
O registro também foi compartilhado pela imprensa brasileira na data.
Com base nessas informações e em elementos visuais da gravação, o AFP Checamos confirmou que as imagens foram gravadas em cima do Viaduto Pompeia, em São Paulo, na altura do número 2.307.
Protestos na França
Após o início da guerra, manifestações pró-palestinos foram proibidas por autoridades francesas pelo temor da ocorrência de “distúrbios públicos”. Apesar disso, atos de solidariedade ao povo arábe aconteceram no país nos dias 12 e 28 de outubro.
As imagens do ato do dia 12, quando mais de 3 mil pessoas se reuniram em Paris, foram registradas pela AFP.
Referência
- Vídeo dos torcedores publicado pelo perfil Planeta Futebol
- Publicações da imprensa que mostram as imagens virais (1, 2)
- Imagem do Viaduto Pompeia no Google Street View