Vídeo antigo de ataque em Gaza é falsamente associado ao conflito Israel-Hamas em 2023
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 18 de outubro de 2023 às 17:16
- 3 minutos de leitura
- Por Chayanit ITTHIPONGMAETEE, AFP Tailândia, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Terrorista filme ataque a predia contra Israel”, diz a legenda de uma gravação compartilhada no Facebook, no Instagram e no Kwai. Na sequência, é possível ver um prédio desabando após ser bombardeado.
Outro registro com alegações semelhantes, filmado a partir de um ângulo diferente, no qual é possível ver o logo da emissora árabe Al Jazeera, também circula em tailândes e inglês.
Mais de um milhão de pessoas fugiram das suas casas em Gaza enquanto Israel bombardeava o território e continuava a reunir tropas em preparação para uma invasão terrestre total.
O bombardeio — que matou pelo menos 2.750 pessoas — foi uma retaliação a um ataque do Hamas realizado em 7 de outubro, que assassinou mais de 1.400 pessoas.
De acordo com Israel, o Hamas também tomou 199 reféns israelenses, estrangeiros e com dupla nacionalidade no ataque inicial.
Mas a gravação viralizada não é recente.
Vídeo de 2021
Por meio de uma busca reversa, a AFP localizou o vídeo viral em uma publicação feita em 20 de maio de 2021 no YouTube. A legenda da sequência alega que o edifício bombardeado seria da Al Jazeera.
A outra versão da sequência viral foi encontrada em uma publicação no canal da Al Jazeera no YouTube de 13 de maio de 2021. “Israel destrói terceira torre de Gaza | AJ #shorts”, diz a legenda.
A descrição do vídeo acrescenta: “Este é o momento em que a torre al-Shorouq de 14 andares, que abriga escritórios de mídia na cidade de Gaza, foi completamente destruída por vários ataques aéreos israelenses na quarta-feira [12 de maio de 2021]”.
A Al Jazeera informou que o edifício al-Shorouq, construído em 1995, era um dos pontos mais famosos de Gaza e abrigava veículos de comunicação.
No mesmo período, a torre al-Jalaa, onde funcionava o escritório da Al Jazeera e de outras agências de notícias, foi atingida.
Os bombardeios, que também repercutiram na imprensa brasileira, foram desencadeados por confrontos entre policiais israelenses e manifestantes palestinos em Jerusalém Oriental durante o Ramadã.
Uma comparação entre a publicação viral e o vídeo da Al Jazeera permite confirmar que ambos mostram a torre al-Shorouq desabando.
O fotógrafo da Reuters Ibraheem Abu Mustafa tirou uma série de fotos da explosão, que lembram o vídeo da Al Jazeera.
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos que circulam atrelados ao conflito entre Hamas e Israel em 2023.
Referências
- Vídeo da torre desabando publicado em 2021 no YouTube
- Vídeo do ataque ao edifício publicado em 2021 pela Al Jazeera
- Matérias da Al Jazeera sobre os bombardeios (1, 2)
- Fotos do bombardeio feitas pela Reuters